Relatório final do estudo de “Monitorização e análise técnica da qualidade do ar de Vila Velha de Ródão”_ SETEMBRO 2015
O presente documento diz respeito ao relatório final no âmbito do protocolo de “Monitorização e análise técnica da qualidade do ar de Vila Velha de Ródão “ celebrado entre a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão (CMWR) e a Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT). O presente relatório aglutina todas as campanhas de monitorização da qualidade do ar efetuadas em Vila Velha de Ródão durante o período vigente do protocolo, entre 2012 e 2015.
O trabalho desenvolvido no âmbito deste protocolo vem no seguimento de queixas da população residente em Vila Velha de Ródão e concentrações pontualmente elevadas de partículas inaláveis (PM10) registadas ao longo de uma monitorização desenvolvida no ano de 2011.
As tarefas a desenvolvidas no âmbito do protocolo foram as seguintes:
• Realização de campanhas pontuais de monitorização da qualidade do ar em Vila Velha de Ródão;
• Visitas técnicas às instalações das principais unidades industriais do concelho de Vila Velha de Ródão;
• Estabelecimento de contactos com outras autoridades regionais e nacionais com competências na qualidade do ar;
• Análise e interpretação de dados meteorológicos do concelho de Vila Velha de Ródão e relacionamento dos mesmos com episódios de má qualidade do ar;
• Elaboração dos relatórios e produção de resultados, acompanhamento e apoio técnico complementar ao departamento da CMWR com a tutela ambiental;
• Estudo e apresentação de propostas para a melhoria da qualidade do ar no concelho de Vila Velha de Ródão.
Os estudos anteriormente realizados permitiram concluir que no concelho de Vila Velha de Ródão poderão ocorrer situações pontuais de elevadas concentrações de poluentes atmosféricos, nomeadamente PM10. As emissões das fontes industriais terão tido uma influência decisiva nos valores medidos, pelo que importa trabalhar em conjunto com estas entidades com vista a perceber de forma mais aprofundada os seus regimes de funcionamento.
Sendo o objetivo principal avaliação da qualidade do ar do concelho e a redução do impacto da poluição atmosférica na população, efetuaram-se campanhas pontuais de monitorização da qualidade do ar,distribuídas pelos períodos meteorológicos de Verão e Inverno dos anos de 2013, 2014 e 2015, com a duração mínima de 7 dias cada, abrangendo no total 18 semanas de monitorização.