O direito à Educação, é, sem dúvida uma das maiores conquistas realizadas no século XX na área dos direitos humanos. Este é um desígnio defendido pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, para quem a Escola Pública é o garante do livre acesso à educação. Esta deve ser assumida como um vetor estratégico para o desenvolvimento integrado do nosso país, ideia há muito defendida e que foi acolhida pela Constituição da República Portuguesa, preconizando um ensino universal e gratuito.
Sendo a Educação um direito fundamental de qualquer ser humano, essencial para o seu desenvolvimento e que garanta a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativos de todos e a todos os níveis de ensino, devem ser tomadas em consideração três condições para que seja garantido o seu pleno direito:
Oportunidades iguais, fundamental para combater a exclusão e a pobreza.
Educação de qualidade, baseada num quadro de direitos humanos e abordar áreas recentes como a diversidade cultural, multilinguismo na educação, paz e não-violência, desenvolvimento sustentável e competências para a vida.
Educação para o pleno desenvolvimento humano: A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma explicitamente que a educação deve “visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos (…)”. A Convenção sobre os Direitos da Criança afirma ainda, sobre o tipo de educação a que todas as crianças têm direito, que esta deve: “ Promover o desenvolvimento da personalidade da criança, dos seus dons e aptidões mentais e físicos na medida das suas potencialidades” e “preparar a criança para assumir as responsabilidades da vida numa sociedade livre, num espírito de compreensão, paz, tolerância, igualdade entre os sexos e de amizade entre todos os povos, grupos étnicos, nacionais e religiosos e com pessoas de origem indígena”.
É desta forma que o Município de Vila Velha de Ródão assume a educação, como fator prioritário do seu Plano de Atividades Municipal, apoiando em todas as vertentes possíveis e da sua responsabilidade, possibilitando a todas as crianças do concelho, os apoios necessários a todos os níveis, permitindo a gratuitidade no acesso ao ensino.