Biblioteca Municipal celebrou aniversário com a 8.ª edição do “Poesia, Um Dia”

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, celebrou o seu 11.º aniversário no dia 19 de setembro, data que marcou também o início de mais uma edição do encontro “Poesia, Um Dia”, uma iniciativa que teve como convidados da residência literária os poetas Cláudia R. Sampaio, António Poppe, Henrique Manuel Bento Fialho e o artista plástico Pedro Barateiro.

Organizado há oito anos consecutivos pela BMJBM, a edição deste ano do encontro literário teve início no final da tarde de quinta-feira, 19 de setembro, com a abertura da Naturágora, um espaço verde aberto ao diálogo, situado junto ao Cais do Tejo, onde os poetas convidados se juntaram ao público.

A ocasião foi aproveitada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, para agradecer mais uma vez a presença do poeta Jaime Rocha enquanto diretor literário e um dos grandes responsáveis da realização do evento, sublinhando que «o “Poesia, Um Dia” é já um marco no calendário cultural de Vila Velha de Ródão e um momento que aguardamos sempre com muita expetativa».

Anexo NI Poesia Um Dia 1

Para além da leitura de poemas em voz alta, este momento ficou também marcado pela apresentação da iniciativa “Os Lugares da Poesia”, cujo principal objetivo é criar lugares nos quais os textos que, ao longo dos anos, foram sendo produzidos nas residências deste encontro proporcionem aos habitantes de Vila Velha de Ródão e aos turistas uma relação íntima e nova com o território.

O primeiro dia do “Poesia, Um Dia” terminou com um bolo de aniversário e um lanche, em torno dos quais os presentes brindaram a mais um aniversário da BMJBM, um espaço que cada vez mais se caracteriza pela dinâmica com que envolve a comunidade rodense, como o comprovam os quatro clubes de leitura em funcionamento ou os projetos “Vidas e Memórias de Uma Comunidade” e “Poesia, Um Dia”.

Anexo NI Poesia Um Dia 2

O segundo dia do encontro começou com um concerto de cravo, harpa e canto, com Joana Bagulho e Maria Bayley, na Capela de Nossa Senhora dos Remédios, na freguesia de Perais, onde a acústica e a paisagem local, aliadas ao talento das intérpretes, deliciaram o auditório. A iniciativa prosseguiu depois com um jantar e leituras de textos poéticos por Nuno Moura, Jaime Rocha e pelos poetas convidados na Herdade da Urgueira, local que este ano acolheu a residência literária.

O Vale da Sarvinda, em Vila Velha de Ródão, foi o local escolhido para receber o terceiro e último dia do “Poesia, Um Dia”, cujo programa começou com uma visita ao espaço, prosseguiu com um debate sobre a paz e os recursos naturais e terminou com um momento de meditação em torno da poesia de António Poppe.

Anexo NI Poesia Um Dia 3