“Poesia, Um Dia” celebra 12 anos entre 19 e 23 de setembro

Pan Anexo NI Poesia Um Dia 2023 VVR 1

Entre 19 e 23 de setembro, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, celebra o seu 15.º aniversário com a organização de mais um “Poesia, Um Dia”. Promovido desde 2012, sob a direção de Jaime Rocha, o encontro literário vai já na sua 12.ª edição e será este ano marcado pelo regresso de alguns dos 27 poetas que participaram nas residências literárias da Foz do Cobrão nos últimos onze anos: Margarida Vale de Gato, Miguel-Manso, Miguel Cardoso, m. parissy, Vasco Gato, Catarina Nunes de Almeida, José Anjos e Paulo Campos dos Reis.

O evento que promove o texto poético e celebra o trabalho da BMJBM em prol da comunidade e do acesso à cultura, tem início a 19 de setembro com a receção aos poetas convidados da residência literária da Foz do Cobrão e, entre as 17h30 e as 18h30, na BMJBM, com a apresentação da antologia de ecopoesia “O Livro do Verso Vivo” por Margarida Vale de Gato e Maurício Vieira, uma edição Outra Margem. Diana V. Almeida convida os presentes a participarem na performance colaborativa “Em Roda das Árvores”.

Ainda no primeiro dia, entre as 18h30 e as 22h30, decorre uma sessão de trabalho da iniciativa “Na Poesia, como em Casa”, que arrancou a 1 de agosto e convida os participantes a apresentarem a sua leitura de vivências e de textos do “Poesia, Um Dia”. Entre as propostas que se oferecem, encontra-se a “Oficina de Copista” que possibilita criar e enviar postais do Correio Poético, com gestos tão antigos como a cópia manuscrita de excertos ou poemas inteiros do livro “Poesia, Um Dia: 2012-2022”, que os poetas em residência e membros da comunidade começam a ler em voz alta. Abre-se a conversa à memória de 12 anos de encontros com a poesia em Vila Velha de Ródão, organizados pela BMJBM com direção literária de Jaime Rocha.

A 20 e 21 de setembro, ao longo do dia, continuará a ser disponibilizada na “Oficina de Copista” a possibilidade criar e enviar postais do Correio Poético, enquanto na BMJBM e na Foz do Cobrão se lê, de forma sequencial, a coletânea que reúne os poemas produzidos durante as residências literárias do encontro.

Na sexta-feira, 22 de setembro, às 16h00, a “Oficina de Copista” recebe Maria Lis e Miguel Cardoso que ajudarão a criar textos poéticos com recurso ao recorte e colagem de palavras na BMJBM. A partir das 18h00, o programa prossegue na sede da Ocidental Filmes, em Gavião de Ródão, onde Miguel Cardoso e Maria Lis conversam sobre o seu livro “Quando Onde” (Tigre de Papel) e os destinatários do Correio Poético da BMJBM falam sobre receber poesia, em casa, pelo correio. Os poetas em residência e membros da comunidade continuam a ler, em voz alta, o livro “Poesia, Um Dia: 2012-2022”.  O programa contempla ainda um momento de interação com o ceramista Pedro Gomes que, num forno de papel criado pelos presentes, cozerá as palavras em barro do mural “Paisagem” (composto por um excerto do poema de Jaime Rocha) e a apresentação da produtora de cinema Ocidental Filmes e a casa que ela habita, pelo seu fundador, Luís Correia.

A 23 de setembro, a iniciativa “Sete Mulheres na Aurora” desafia os participantes a reunirem-se às 7h30 no Bico da Foz do Açafal, para assistirem ao nascer do sol e a uma conversa silvestre-poética com Marina Palácio e Manuela Tavares sobre o seu livro “Árvore do Tempo” (edições O Vento e o Lobo). Este momento conta também com a participação de Margarida Salvador e Fernanda Sousa, que revisitam os materiais líticos da estação arqueológica da Foz do Enxarrique, e de Filomena Nunes, que apresenta a celebrante da aurora de São João, M.ª Amélia Henriques dos Santos. Celebra-se ainda com Teresa Miguéns Carrilho o seu 102.º aniversário e continua-se a conversa sobre a memória de 12 anos de encontros com a poesia em Vila Velha de Ródão e a leitura dos poemas neles criados.

O encerramento da 12.ª edição do encontro literário tem lugar na Foz do Cobrão, onde, a partir das 12h30, Pedro Barateiro apresenta o seu projeto “Barca – Centro de Residências Artísticas Foz do Cobrão” e decorre um almoço convívio, durante o qual se conclui a conversa sobre a memória de 12 anos de encontros com a poesia e os poetas em residência e membros da comunidade terminam a leitura da antologia “Poesia, Um Dia: 2012-2022”.

A participação no “Poesia, Um Dia” é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até 15 de setembro, através dos contactos da BMJBM (e-mail biblioteca@cm-vvrodao.pt ou telefone 272 540 308).

Consulte o programa completo do "Poesia, Um Dia", aqui:

Programa "Poesia, Um Dia" 2023 - (pdf) 675 Kb