Consulta Pública do Projeto "Aproveitamento Hidroelétrico de José María de Oriol II"

Avisam-se todos os interessados que se encontra a decorrer uma consulta pública relativa a um projeto de empreendimento pretendido pela “Iberdrola” e que consiste na construção de uma central de elevação de água junto à barragem de Alcântara, para conseguir uma operação em ciclo fechado no aproveitamento hidroelétrico aí instalado.
Da consulta dos elementos disponibilizados, para efeitos da avaliação de impactes ambientais, realçam-se os efeitos na degradação da qualidade da água, durante a construção do empreendimento, e na provável redução do caudal do rio Tejo, a partir da barragem de Cedilho, agravando os problemas já verificados atualmente, com a excessiva eutrofização e a proliferação de espécies aquáticas invasoras/infestantes, como a azola, associados à perda de biodiversidade e degradação dos habitats aquáticos e ribeirinhos.
Revelando, desde já, preocupação com as consequências deste empreendimento e com a necessidade de uma maior e mais eficiente monitorização e atuação, por parte das entidades nacionais responsáveis, exortam-se os munícipes e todos os interessados a manifestar as suas opiniões, relativamente a este assunto, podendo fazê-lo através do portal “Participa”, onde se encontram disponíveis os elementos de consulta do processo: