Dia Mundial da Árvore e das Florestas celebrado com a plantação e entrega de 366 árvores

O Município de Vila Velha de Ródão, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, assinalou na quinta-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e das Florestas através da iniciativa “366 dias, 366 árvores”, que promoveu a plantação de árvores de espécies autóctones em vários pontos do concelho.

O evento contou com o apoio da Biotek, empresa do grupo Altri, que cedeu as 366 árvores – sobretudo carvalhos da espécie quercus fagina e árvores de fruto –, e teve o seu ponto alto com a plantação de árvores nas instalações do Jardim de Infância e a entrega de uma árvore, uma t-shirt e uma declaração de compromisso a cada aluno do Agrupamento de Escolas.

Mais do que plantar as árvores no seu quintal ou num espaço público próprio, as crianças foram desafiadas a assumirem o compromisso de cuidar das espécies que receberam e, daqui a um ano, a fotografarem-se junto a elas, comprovando assim o seu crescimento saudável.

“As árvores são muito importantes para a vida e aquilo que queremos hoje é que assumam o compromisso de cuidar do nosso Planeta, pois essa responsabilidade vai ser vossa no futuro. Nós estamos a fazer o nosso melhor, mas precisamos que vocês continuem o bom trabalho. Podemos contar com vocês?”, explicou o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, aos mais pequenos, que responderam afirmativamente e em uníssono.

Também as juntas de freguesia se associaram à plantação das 366 árvores cedidas e que correspondem simbolicamente a cada dia do ano.

Em Fratel, para além dos membros da autarquia, colaboraram na iniciativa os alunos da Academia Sénior, os utentes do Centro Comunitário da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense e a população em geral, que se juntou para plantar árvores junto ao novo loteamento da Tapada do Correio.

Já na freguesia de Vila Velha de Ródão, foram colocados pelo executivo da Junta e pela população da aldeia algumas dezenas de carvalhos no exterior do Centro Recreativo e Cultural do Coxerro, enquanto em Perais o executivo da Junta de Freguesia decidiu plantar as novas árvores na zona da Fonte da Telhada. Em Sarnadas de Ródão, para além da plantação de árvores junto ao antigo Centro de Convívio, foi ainda inaugurada no exterior do edifício da Junta de Freguesia uma tela alusiva à primavera, feita pelas funcionárias e utentes do Centro de Convívio, que ajudaram também na plantação.

Ainda durante a manhã, no âmbito da cerimónia de contratualização do Instrumento Territorial Integrado da Autoridade de Gestão do Programa Centro 2030, que juntou em Ródão os autarcas dos oito concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e responsáveis da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Centro 2030, a efeméride foi assinalada através da plantação por aqueles responsáveis de vários carvalhos junto ao cais de Ródão, onde nascerá o futuro Parque Ambiental do Tejo.

Dia da Arvore 1
Dia da Arvore 2