Link para página


Imagem Ponto de Interesse - Lagar

Lagar de Varas

Rua da Estrada, n.º 18,
6030-230 Vila Velha de Ródão

   272 540 311
    turismo@cm-vvrodao.pt

O Lagar de Varas situa-se a nordeste do bairro do Cabeço das Pesqueiras, na margem esquerda do ribeiro do Enxarrique, próximo do rio Tejo, em Vila Velha de Ródão.

Adquirido pela autarquia em 2007 e alvo de requalificação em 2011, trata-se de um edifício construído em alvenaria típica da região (xisto e quartzito), onde podemos conhecer todas as etapas da produção de azeite, desde os métodos primitivos até aos sistemas mecânicos. No piso superior, está patente a exposição “O Azeite: Oiro de Ródão”.

Propriedade da família Pinto Cardoso, o antigo Lagar de Varas reunia um conjunto de características cuja singularidade levou a Câmara Municipal a adquiri-lo e a propor a sua classificação como Património de Interesse Municipal. Após uma reconstrução cuidada, foram definidas novas utilizações para o espaço do Lagar e seus anexos, de modo a serem visitáveis como polo museológico e preservarem e valorizarem todo o espólio.

O Lagar de Varas é assim um monumento que documenta todas as fases históricas do fabrico do azeite, desde o uso da energia humana e animal até à hidráulica e à mecânica. Num concelho onde existem muitos testemunhos materiais da lagaragem, estamos perante o exemplar mais completo, pois mostra um conjunto de sistemas utilizados no fabrico do azeite e o edifício em xisto preserva os materiais de construção tradicionais desta região.

O Lagar de Varas é apresentado numa perspetiva territorial enquadrada em todo o tipo de património associado à produção do azeite existente no concelho, com testemunhos históricos e atuais: desde os olivais nas várias fases da produção da azeitona até aos lagares de tecnologias tradicionais e de tecnologia de ponta a funcionar atualmente. 

Horário de verão (1 Maio a 30 Setembro):
Terça a sábado - 09h - 12h30 | 14h30 - 18h00
Domingo - 09h00 - 13h00
Encerra à Segunda-feira

Horário de inverno (1 Outubro a 30 Abril):
Terça a sábado - 09h - 12h30 | 14h00 - 17h30
Encerra Domingo e Segunda-feira

(As visitas de grupos devem ser feitas com marcação prévia)

Nota: Encerra - 1 de janeiro (Ano Novo); Sexta-Feira Santa; Domingo de Páscoa; 1 de maio (Dia do Trabalhador);25 de dezembro (dia de Natal).

Entrada e estacionamento gratuitos.