Rastreio de cancro da mama em Vila Velha de Ródão

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro está a realizar um programa de rastreio do cancro da mama em Vila Velha de Ródão, destinado a mulheres com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos. A unidade móvel de mamografia digital está estacionada na Casa de Artes e Cultura do Tejo do dia 7 a 14 de julho, com o horário de funcionamento de segunda a sexta das 09h15 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro são convidadas a participar as utentes rastreadas em anos anteriores assim como as utentes do centro de saúde do concelho do grupo etário considerado. O cancro da mama é um problema de saúde pública pelo que o exame clínico e a mamografia são meios para o diagnóstico precoce e, consequentemente, detetado em fase inicial o cancro tem maior probabilidade de ser curável ou controlado.

Os rastreios oncológicos estão a ser retomados gradualmente, após dois meses e meio de interrupção, como consequência da paragem da atividade não urgente decretada pelo Governo, para que os serviços de saúde respondessem à pandemia, acrescenta a mesma fonte. Foram criadas as condições que permitam mitigar o impacto da covid-19 na prestação de cuidados de rastreio oncológico: melhorados os períodos de agendamento, os circuitos com esclarecimento prévio dos procedimentos administrativos e do encaminhamento a realizar e a ser salvaguardadas as medidas de proteção individual e de desinfeção dos espaços e equipamentos.

Para marcações ou informações adicionais deve contatar-se o Centro de Coordenação do Rastreio através do telefone 239 487 495/6 ou do email: rcmama.nrc@ligacontracancro.pt.

Rastreio de cancro da mama em Vila Velha de Rodao 1
Rastreio de cancro da mama em Vila Velha de Rodao 2