“Da Água se Fez Lenda” apresentado em Vila Velha de Ródão

SITE Anexo NI Da Agua Se Fez Lenda 3

A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebeu no sábado, 11 de dezembro, a apresentação da peça de teatro “Da Água se Fez Lenda”, a segunda produção artística promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) no âmbito do Projeto Beira Baixa Cultural 2.0, uma iniciativa que se distinguiu pelo seu cariz comunitário, já que contou com a participação de atores amadores e figurante oriundos dos concelhos de Vila Velha de Ródão, Oleiros e Proença-a-Nova.

Esta foi a terceira apresentação ao público da peça realizada por este elenco, que já havia subido ao palco nos concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova, nos dias 4 e 5 de dezembro. Tratou-se de uma experiência muito positiva para os alunos da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão que integraram o projeto, já que permitiu o reforço dos laços de solidariedade e o convívio intergeracional e interconcelhio, assim como o aprofundamento do conhecimento do património histórico e cultural da Beira Baixa.

A iniciativa contou com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão, da Academia Sénior e do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, entidade responsável pela sua coordenação ao nível do concelho, e contou com a direção artística, criação e execução da companhia de teatro Sons e Ecos.

Tendo como ponto de partida a água das fontes, rios e ribeiros, fonte de vida e subsistência das populações que ao longo dos séculos habitaram o território, a peça recriou e cruzou em palco lendas e histórias maravilhosas oriundas do território da Beira Baixa, entre as quais não faltaram, por exemplo, as lendas da Moira Encantada, da Senhora do Castelo ou do rei Wamba.

Os restantes três municípios que integram a CIMBB – Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor – prepararam igualmente uma produção conjunta dedicada ao mesmo tema, que está a ser alvo de exibições itinerantes nestes três municípios.

O projeto Beira Baixa Cultural é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

teatro agua 1
teatro agua 2