Município de Vila Velha de Ródão com orçamento de mais de 10 milhões para 2022

Imagem Assembleia MunicipalA Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, reunida no passado dia 17 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, aprovou por maioria o orçamento da autarquia para o ano 2022, no valor de 10.450.000 €, o que representa uma diminuição na ordem dos 9,17%, face ao orçamento do ano anterior.

“Para esta diminuição contribuiu essencialmente a quebra da receita de capital ao nível da rúbrica Venda de Bens de Investimento, a qual registou uma diminuição de 69,50% em virtude da venda dos 18 fogos habitacionais da Quinta da Torre Velha concretizada no ano 2021, assim como a variação registada ao nível dos Impostos Indiretos, a qual registou um decréscimo na ordem dos 59,06% como esclareceu o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

O orçamento para 2022 apresenta assim uma receita corrente de 7.455.000€ e uma receita de capital de 2.995.000 €, enquanto a despesa corrente se situa nos 7.000.000 € e a despesa de capital é de 3.450.000 €. Verifica-se assim uma receita corrente superior à despesa corrente que, acrescida das amortizações médias dos empréstimos (7.362€), origina uma poupança corrente no valor de 447.638 €, garantindo dessa forma o equilíbrio orçamental e o rigor das contas públicas do município.

De entre os principais investimentos previstos nas Grandes Opções do Plano, durante a apresentação do orçamento na Assembleia Municipal, Luís Pereira destacou a requalificação da Escola EB 2,3 de Vila Velha de Ródão, uma obra que representa um investimento plurianual de 902.377,29 €, e a requalificação e ampliação do Centro de Interpretação de Arte Rupestre do Vale do Tejo, um projeto que deverá ser concluído em 2022 e para o qual o orçamento reserva um montante de 609.500 €, de um investimento total de 811.764,42€, dos quais 493.125,68€ foram comparticipados em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Também inscrita no orçamento para 2022, com um valor de 130.000 €, encontra-se a requalificação ambiental da ribeira do Enxarrique, uma intervenção iniciada em outubro e que pretende valorizar o troço final deste curso de água, numa extensão aproximada de 1000 m, antes da confluência com o rio Tejo. Este é um projeto enquadrado num protocolo de colaboração assinado entre o Município de Vila Velha de Ródão e a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social, através do Fundo Ambiental.

Mereceram ainda destaque os projetos previstos para as freguesias, como é o caso da requalificação do Largo do Barreiro, em Vale de Pousadas, uma intervenção inscrita no Plano Plurianual de Investimentos com o montante total de 280.000€, para o ano 2022, ou a Ligação Pedonal da Av.ª da Bela Vista-Cemitério, em Vila Velha de Ródão, que representará um investimento total na ordem dos 347.026 €, a qual já se encontra em decurso, à qual se junta à obra de requalificação do Largo da Lagar das Burras, em Fratel, já iniciada em 2021 e que transitará para o orçamento de 2022, com um montante total inscrito de 80.000€.

Propostos a votação, os documentos previsionais para o ano 2022 foram aprovados por maioria na última sessão do ano da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, com os votos a favor dos deputados dos PS e dois votos contra dos deputados da coligação Novo Rumo.