“Primeira Pedra” destaca política habitacional do Município de Ródão

Site Anexo NI EANP Primeira Pedra CM Vvrodao

Na sexta-feira, 3 de dezembro, a vereadora responsável pela área da Ação Social do Município de Vila Velha de Ródão, Ana Luísa Marques, recebeu das mãos da representante do Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti Pobreza (EANP Portugal), Paula Montez, a “Primeira Pedra” da Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação desta associação.

Criada com objetivo de recordar a importância do artigo 65 da Constituição da República Portuguesa, no qual se consagra o direito de todos a uma habitação condigna, esta iniciativa promovida pela EANP consiste na entrega simbólica de um tijolo aos autarcas que agora iniciam o mandato, com uma mensagem de cortesia de votos de sucesso, como forma de incentivá-los a desenvolver políticas que garantam o direito à habitação à população mais vulnerável, preferencialmente através da promoção de arrendamento a preços acessíveis ou da reabilitação do edificado e do desenvolvimento urbano.

“Identificamo-nos plenamente com os objetivos da ação da EANP Portugal e, em particular, desta campanha, já que a aposta na habitação têm sido uma prioridade para este executivo. Para além da oferta de apoios à aquisição ou renovação de habitação própria permanente e ao pagamento da renda aos jovens e aos extratos mais desfavorecidos, o Município tem desenvolvido uma política habitacional que contempla a aquisição e reabilitação de edifícios degradados, que disponibilizamos para arrendamento a preços acessíveis e, mais recentemente, construímos uma urbanização composta por 18 fogos que foram disponibilizados pelo preço da construção, excluindo os montantes suportados com obras de urbanização, terrenos e outros, de modo a assegurar o acesso à habitação àqueles que normalmente têm mais dificuldade em consegui-la”, sublinhou a vereadora Ana Luísa Marques, que destacou a importância da parceria entre a EANP Portugal e o Município de Vila Velha de Ródão.

A iniciativa “Primeira Pedra” insere-se no programa que a EAPN Portugal está a desenvolver a nível nacional no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinalou a 17 de outubro, tendo já percorrido diversos concelhos que compõem o distrito de Castelo Branco.