
No próximo dia 5 de novembro, às 11h05, realiza-se mais uma edição de “A Terra Treme”, um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
Esta é a 13.ª edição de exercício e coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day).
“A Terra Treme” visa alertar a população para o risco sísmico e destacar a importância de comportamentos simples, mas essenciais, que todos os cidadãos devem adotar em caso de sismo, comportamentos que podem salvar vidas.
O exercício tem a duração de apenas um minuto e compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo: BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR.
Todos podem e devem participar, seja individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), em qualquer local onde se encontrem. De forma a acompanhar a adesão de participantes em todo o país, a ANEPC convida todos a registarem-se no site www.aterratreme.pt.
Mais informações sobre “A Terra Treme” podem ser encontradas no website dedicado à iniciativa (www.aterratreme.pt), no qual estão também disponíveis recursos de divulgação do exercício.
Além das escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido bastante expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem procurado alargar a reflexão e o debate sobre o risco sísmico e sobre o conhecimento dos comportamentos a adotar antes, durante e após um sismo a outros sectores da sociedade civil. O objetivo é promover uma maior resiliência, tanto a nível individual como coletivo, entre a população.
COMO PARTICIPAR?
1. REGISTO – Registe-se em www.aterratreme.pt/inscreva-se/, indicando o número de participantes. Embora a inscrição não seja obrigatória, ela permite avaliar a adesão dos cidadãos a esta Campanha, ajudando a mensurar a recetividade do público e a evolução desta iniciativa ao longo do tempo.
2. PLANEIE – Defina a dimensão do exercício, que pode ir desde a simples prática dos três gestos até à realização de um exercício mais completo, que inclua, por exemplo, a verificação do Plano de Emergência, envolvendo várias entidades.
3. DIVULGUE – Envolva a sua família e organização e partilhe a informação sobre o exercício A TERRA TREME com os seus contactos, incentivando-os a participar.
«Colabore também connosco na resposta a um inquérito que visa avaliar o grau de perceção do risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquérito).
4. CONSULTE – Partilhe os materiais de divulgação disponíveis no site, reforçando a preparação individual e coletiva para uma situação de sismo.
5. EXERCÍCIO – No dia 5 de novembro, às 11h05, execute os três gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR!
