Link para página

Logo 300

Código da Operação: POSEUR-03-2012-FC-000058

Designação da Operação: Cadastro de infraestruturas — Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais

Beneficiário: Município de Vila Velha de Rodão

Custo Total do Investimento: 79.247,25€

Contribuição Fundo de Coesão: 67.360,16€

O objetivo geral do projeto consistiu na obtenção de informação que permita uma gestão eficiente dos serviços, através da elaboração de cadastro das infraestruturas existentes dos sistemas em baixa abrangendo o Abastecimento de Água e o Saneamento de Águas Residuais.

A operação realizada permite ao Município de Vila Velha de Rodão obter um conhecimento pormenorizado das suas infraestruturas de saneamento de águas residuais e de abastecimento de águas.

Este conhecimento, adquirido pela operação executada, tornou-se fundamental para a tomada de decisões eficazes, eficientes e sustentáveis no âmbito da gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.

Os trabalhos realizados no âmbito deste projeto foram os seguintes:
- Reconhecimento prévio dos sistemas, de modo a preparar os trabalhos de levantamento em campo e a identificar a possibilidade de existência de anomalias da rede;
- Levantamento cadastral no terreno, segundo as normas sistematizadas pelos sistemas das entidades gestoras do cadastro;
- Integração de toda a informação documental, gráfica e geográfica complementar aos sistemas a cadastrar, recolhida no terreno, recorrendo à utilização de softwares de Sistemas de Informação Geográfico.

Complementarmente, foram estabelecidos procedimentos que assegurassem uma atualização sistemática do cadastro por parte do Município, e que garantirá que o investimento efetuado se manterá no futuro e contribuirá para a melhor utilização da informação numa gestão eficaz, eficiente e sustentável. 

LOGOTIPOS POSEUR