Link para página

Lenda Da Nossa Sra Da AlagadaO santuário dedicado a Nossa Senhora da Alagada (inicialmente designada Nossa Senhora da Orada) fica situado a 2 Km para nascente de Vila Velha de Ródão, a pouca distância do Tejo, e circunda-o um secular olival, autêntico prodígio da natureza.

Segundo a tradição oral, no tempo em que os mouros conquistaram Espanha, um religioso carmelita retirou a imagem dum convento e, temendo que os inimigos a destruíssem, meteu-a numa caixa e lançou-a ao Tejo.

O mesmo rio, durante uma grande cheia, deixou-a no sítio onde depois lhe foi edificada a ermida. Felizes com a visita da Senhora, pároco e moradores, em procissão, conduziram-na à Igreja Matriz. Porém a Senhora havia escolhido outro lugar para ser venerada e, por isso, por duas vezes fugiu da Matriz. Perante tal insistência os moradores perceberam que a Senhora queria permanecer naquele lugar e, assim, ali lhe construíram a ermida.

Roteiro Turístico de Vila Velha de Ródão (1997), Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, p. 19