Núcleo Museológico do Contrabando - Perais
Sede da Junta de Freguesia de Perais
O Núcleo Museológico do Contrabando fica localizado na sede da Junta de Freguesia de Perais, no concelho de Vila Velha de Ródão, numa sala expositiva que aborda a história de uma freguesia da raia e a importância que o contrabando teve no relacionamento entre a comunidade portuguesa e espanhola, seja a nível económico, social ou cultural.
Perais faz fronteira com Espanha num ponto geográfico estratégico, onde os rios Ponsul e Sever se encontram com o Tejo, o que faz com que a história desta freguesia e a identidade da sua população estejam intimamente ligadas às vivências do rio e ao contrabando.
O mesmo Tejo que servia de fronteira e dividia o território, foi desde sempre elemento de aproximação das populações que viviam dos dois lados da raia, garantido o desenvolvimento de laços económicos, sociais e culturais entre portugueses e espanhóis. Entre montados e olivais, as populações passavam ilegalmente produtos através da fronteira para fugir ao pagamento do imposto aduaneiro ou contornar as proibições. Mais tarde, quando o Estado Novo criou entraves à emigração portuguesa, as rotas do contrabando serviram também para garantir a passagem clandestina rumo à França e ao resto da Europa.
O Núcleo Museológico do Contrabando procura preservar a memória destas vivências e perpetuar a cultura raiana, para quem o contrabando foi uma garantia de sobrevivência nos tempos difíceis das ditaduras em Portugal e Espanha.
Características
Informações e visitas guiadas, com marcação prévia;
Estacionamento gratuito; Entrada gratuita.
Digitalizar a Cultura | Folheto do Núcleo Museológico do Contrabando (Perais) - (pdf) | 9706 Kb |
Digitalizar a Cultura | Folheto do Núcleo Museológico do Contrabando (Perais) - (mp3) | 6025 Kb |