Link para página

Aberta ao público no dia 19 de Setembro de 2008, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), equipamento que integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, é classificada pelos seus utilizadores como um serviço público de grande dinâmica e reconhecida qualidade.

A afluência de público é elevada e a utilização dos seus recursos faz-se não só no edifício, mas também através dos serviços online que disponibiliza, no Facebook e no site do projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade, e das atividades que realiza noutros locais do concelho, nomeadamente durante o evento Poesia, Um Dia.

Em 2016 utilizaram os serviços presenciais e à distância, disponibilizados pela BMJBM, 26.000 pessoas.

galeria 2 1
galeria 2 2
galeria 2 3
galeria 2 4

O edifício dispõe de um piso intermédio inteiramente dedicado à frequência quotidiana de pessoas de todas as idades, que ali encontram à sua disposição, para leitura presencial ou empréstimo domiciliário gratuito, livros, jornais e revistas, filmes, música e jogos. Disponíveis estão, igualmente, 8 computadores com acesso gratuito à Internet e rede wireless.

Na sala de leitura de adultos e adolescentes disponibiliza-se ainda uma troca de livros em permanente funcionamento, que possibilita a troca de livros da biblioteca privada dos nossos utilizadores por outros, em igual número, cedidos pela BMJBM (esta inovadora iniciativa é desenvolvida desde 2008).

A BMJBM disponibiliza, nesta página, a possibilidade de consultar online o seu catálogo de fundos documentais.

No Espaço Família (que resulta da reestruturação da sala infanto-juvenil ocorrida em janeiro de 2020) muitas são as possibilidades, gratuitas, de encontro de pais e filhos com o jogo, as histórias, a arte, a meditação e a aprendizagem.

galeria 1 1
galeria 1 2
galeria 1 3
galeria 1 4

No piso superior da BMJBM estão localizadas uma zona de exposições e uma sala polivalente onde decorrem muitas das iniciativas do plano anual de atividades da BMJBM que inclui: o evento de promoção do texto poético Poesia, Um Dia; reuniões periódicas dos seus clubes de leitura, conversas e palestras; visitas de escritores e ilustradores para apresentação de livros ou dinamização de ateliês; apresentação de espetáculos de teatro infantil - entre muitas outras ações.

A biblioteca municipal tem igualmente vindo a dinamizar, desde a sua abertura ao público, um alargado e diverso conjunto de atividades de aprendizagem ao longo da vida, que dão a oportunidade a pessoas de todas as idades de aprenderem informática, fotografia, meditação e relaxamento, botânica aplicada à saúde e à beleza, renda de bilros, arte aplicada, etc.

No piso inferior da BMJBM funcionam os serviços de coordenação e de tratamento documental (registo e catalogação de documentos) da biblioteca, bem como os serviços de comunicação/imagem e de educação e ação social do município. Aqui está instalada também uma ampla zona de reservados (documentos que não estão acessíveis ao público).

Para conhecer as regras de utilização dos serviços da BMJBM, consulte o Guia do Utilizador (pdf).

galeria 3 1
galeria 3 2
galeria 3 3
galeria 3 4

Em 2011 foi também dinamizado o projeto Correio Poético, que consistiu no envio de textos poéticos, mensalmente, a pessoas de todas as idades, de forma gratuita, através dos CTT, de email ou se SMS. Este projeto, a partir de 2013, foi integrado na iniciativa, Poesia, Um Dia.

Em 2020, a BMJBM iniciou um novo eixo de ação, destinado sobretudo às famílias, que visa favorecer os processos educativos em todas as idades e ambientes (formais e não formais), denominado Dias de Saber.

Finalmente, integra o plano de atividades da biblioteca municipal a dinamização do projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade, que tem como finalidade preservar, valorizar e divulgar o património cultural imaterial do concelho de Vila Velha de Ródão, trabalho iniciado em 2009.

Acompanhe aqui as atividades da biblioteca municipal divulgadas no Facebook.

 

Contacto:
Rua de Santana s/n
6030-230 Vila Velha de Ródão
Telf.: 272 540 308 / 272 540 300
E-mail: biblioteca@cm-vvrodao.pt

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta-Feira: 9h00 às 13h00 - 14h00 às 18h00
Sábado: 9h00 às 13h00