Link para página


Imagem Ponto de Interesse - PR4 0

PR4 - Caminhos da Pré-História

 Localização

 

VVR 4O território de Fratel compreende o espaço entre o rio Tejo, o rio Ocreza e a crista quartzítica formada pela Serra das Talhadas. Durante a pré-história, este território ofereceu condições de habitabilidade a comunidades agro-pastoris que viviam também da caça, da pesca e da recolecção. Estas comunidades habitavam nas “Charnecas” (Charneca do Fratel, Charneca do Janome, Charneca das Vinhas, Charneca do Vilar de Boi e Cabeço da Velha) e enterraram os seus mortos nos inúmeros monumentos (antas e mamoas) distribuídos por aquele território e produziram largos milhares de gravuras nas margens rochosas dos rios Tejo e Ocreza.

Os muros e algumas casas antigas que o ladeiam o percurso constituem interessantes vestígios de uma técnica tradicional que usa o xisto, intercalado com seixos rolados, unidos por argamassa argilosa, para a divisão das propriedades e construção.

Este caminho conduz ao sítio das Canas, local onde foi encontrada uma estrutura tumular pré-histórica, em forma de montículo (ou mamoa),que forneceu importante espólio exposto em Vila Velha de Ródão na Exposição Permanente de Arqueologia do Centro de Interpretação da Arte Rupestre (CIART), que justifica uma visita quando terminarem as obras de requalificação.

Preste atenção às hortas, estruturadas na imediação das plataformas, tirando partido da qualidade do solo e da escorrência de água e que possibilitam uma ancestral agricultura de subsistência.

No topo da Charneca, à direita do caminho, pode observar os vestígios, hoje praticamente destruídos, da base de uma muralha pré-histórica que um painel específico recorda no seu papel e importância estratégica.

Aproveite a oportunidade para conhecer o Núcleo Museológico que recorda as memórias desta comunidade, sito no edifício da antiga escola primária, e se for apreciador da doçaria tradicional desafiamo-lo a conhecer os nógados e as pantufas, verdadeiras delícias do Fratel. Este percurso pode ser realizado por famílias com crianças pequenas e deve ser realizados de outubro a junho.

BandCoordenadas iniciais: 

 Distancia Distância: 6 km

 Dificuldade2 Dificuldade: 2 (em 5)

 Pontos Interesse Pontos de Interesse: 6

Google Play Kzm Gpx

 

Faça aqui o Download da Brochura (PR4VVR) (1035 Kb)

PR4 1
PR4 2
PR4 3
PR4 4