A 1 de janeiro de 2024, a recolha seletiva de biorresíduos passou a ser obrigatória em Portugal.
Em Vila Velha de Ródão, essa data foi antecipada para agosto de 2023, com a implementação de uma rede de recolha coletiva de proximidade na sede de concelho.
Nos primeiros 5 meses do início deste novo desafio foram recolhidos 18.080 kg de biorresíduos (2023) que, deste modo, foram desviados de deposição em aterro sanitário e encaminhados para um processo de compostagem da Valnor.
O gráfico seguinte evidencia as quantidades de biorresíduos separadas seletivamente no concelho de Vila Velha de Ródão.
Como funciona?
Basta separar os biorresíduos (ex.: restos de legumes, carne, peixes, restos de frutas, borras de café) dos restantes resíduos e depositar nos contentores castanhos disponíveis. Depois de recolhidos, os biorresíduos serão encaminhados para a central de compostagem da Valnor (entidade responsável pelo tratamento dos resíduos) originando no final do tratamento um composto.
O que não posso colocar no contentor dos biorresíduos?
Materiais como vidro, papéis, plásticos, pilhas, lâmpadas, medicamentos.
Documentos úteis sobre Biorresíduos:
Biorresíduos: Sistema de Recolha de Proximidade - (pdf) | 2808 Kb |
Compostagem Doméstica
No âmbito do Programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, o Município de Vila Velha de Ródão vai desenvolver um programa na área da compostagem doméstica.
O documento Normas de Participação visa definir todos os requisitos e obrigações necessárias para participar no referido programa.
Posso participar no Programa de Compostagem Doméstica?
São beneficiários todos os munícipes que respeitem, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Tenham residência permanente no concelho de Vila Velha de Ródão;
b) Tenham um contrato de abastecimento de água ativo;
c) Residam em moradia ou outra tipologia de fins habitacionais com jardim, horta, quintal ou lugar com espaço adequado para colocar um compostor doméstico (tem de estar ao ar livre e em contato com o solo natural para permitir a atividade microbiana), para, posteriormente, utilizar o composto produzido no jardim, plantas, horta, etc.
Como participar no Programa de Compostagem Doméstica?
Para participar neste programa, deverá preencher a Ficha de Inscrição e entregá-la no Balcão de Atendimento Águas na Câmara Municipal ou enviar por e-mail para o endereço eletrónico aguas@cm-vvrodao.pt, indicando no assunto Compostagem Doméstica.
As inscrições só serão consideradas a partir das 9h00, do dia 19 de junho de 2023, conforme Edital n.º 32/2023.
Não deixe de consultar toda a informação no documento Normas de Participação e Ficha de Inscrição.
Campanha de Sensibilização: Recolha Seletiva de Biorresíduos
O Município de Vila Velha de Rodão realizou entre 31 de julho e 8 de agosto de 2023, a campanha de sensibilização ambiental no âmbito do projeto de recolha seletiva de biorresíduos de proximidade (resíduos alimentares e de jardim) na sede de concelho, para valorização orgânica destes resíduos e para redução de custos públicos na gestão e tratamento dos mesmos.
Esta campanha visou divulgar o projeto e informar os consumidores domésticos do modo de funcionamento do Sistema de Recolha de Biorresíduos, permitindo desta forma, (re)aproveitar as sobras da preparação e restos das refeições, e ainda os resíduos verdes provenientes da jardinagem, encaminhando-os para compostagem, que posteriormente irão transformar-se em recursos (composto) para fertilizar e valorizar os solos.
A campanha teve como objetivo reduzir a quantidade de lixo produzido e recuperar recursos que de outra forma seriam desperdiçados!
Esta iniciativa contemplou a entrega de contentorização gratuita aos utilizadores domésticos e um serviço de recolha de proximidade.