Link para página

O Município de Vila Velha de Ródão é uma autarquia local, isto é, uma pessoa coletiva territorial, dotada de órgão representativos, que visa a prossecução de interesses próprio da população respetiva.

Nos termos da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que estabelece o regime jurídico das autarquias locais, os órgãos representativos do Município são a Assembleia Municipal (órgão deliberativo) e a Câmara Municipal (órgão executivo).

Enquanto órgão executivo do município, a Câmara Municipal é responsável pela gestão quotidiana e planificação do rumo do município, estando as suas competências reguladas no artigo 32.º e seguintes da lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

O número de elementos que compõem o executivo municipal é proporcional à população do concelho, num mínimo de 5 e máximo de 17, eleitos por sufrágio direto e universal em listas, partidárias ou não.

O executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão é composto por cinco elementos, dos quais quatro foram eleitos pelo PS e um pela coligação Novo Rumo (PPD/PSD e CDS-PP), sendo liderado por Luís Pereira, que foi reeleito para um segundo mandato nas eleições autárquicas de 2017.