Link para página

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM) organiza, ininterruptamente e desde 2012, o encontro Poesia, Um Dia. Dessa forma tem vindo a ser comemorado o seu aniversário (19 de setembro) e celebrado como território poético o concelho de Vila Velha de Ródão.

Ao longo dos dias do encontro, aqui acontecem, por iniciativa da BMJBM, residências literárias (nas quais têm participado os melhores poetas nacionais), performances e espetáculos de poesia para públicos de todas as idades, leituras no rio, concertos em capelas e ermidas, almoços e piqueniques com poesia, apresentação de livros, conversas temáticas, visionamento de vídeos, um correio poético, o comboio da poesia, uma feira do livro de poesia e a edição de uma coleção de livros com os poemas criados na residência, entre tantas outras iniciativas promotoras do gosto pela poesia. O diretor literário do encontro é o poeta e dramaturgo Jaime Rocha.

galeria 1 1
galeria 1 2
galeria 1 3
galeria 1 4
galeria 1 5
galeria 1 6
galeria 1 7
galeria 1 8

 

Arquivo Documental

 

Programas

Programa 2019 - (pdf) 8458 Kb
Programa 2018 - (pdf) 1066 Kb
Programa 2017 - (pdf) 3807 Kb
Programa 2016 - (pdf) 734 Kb
Programa 2015 - (pdf) 4512 Kb
Programa 2014 - (pdf) 542 Kb
Programa 2013 - (pdf) 657 Kb
Programa 2012 - (pdf) 312 Kb

 

Poemas criados na residência literária

 

Poesia, Um Dia: Mapa dos Lugares da Poesia

A 9.ª edição do encontro literário “Poesia, Um Dia”, organizado, desde 2012, pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM) para celebrar o seu aniversário, que se comemora a 19 de setembro, será este ano muito diferente das anteriores. Desde logo pelo prolongamento por 166 dias – durará de 19 de julho a 31 de dezembro –, pelo alargamento dos lugares da poesia e pelo enfoque dado à leitura.

Até final de agosto, desafiamos todos os interessados a fotografar, no concelho de Vila Velha de Ródão, os lugares onde foram criados ou inspirados os textos dos poetas residentes que têm participado neste encontro literário. Para tal, disponibilizamos aqui um mapa dos lugares da poesia, onde foram criados ou inspirados os 95 poemas disponibilizados (inéditos e editados), devidamente assinalados.

Todos os fotógrafos, amadores ou não, podem participar, bastando para tal que procedam ao envio das vossas fotografias (em número ilimitado) através do formulário que aqui disponibilizamos. As fotografias que produzirem, na vossa deambulação pelos lugares da poesia, serão divulgadas num segundo tempo, a ocorrer entre 1 e 19 de setembro.

No dia 19 de setembro, a BMJBM celebrará o seu aniversário com a apresentação ao público dos conjuntos compostos por fotografia e poema, que serão oferecidos sob a forma de uma coleção de postais e de posters

Se quer participar e tem dúvidas, não hesite em contactar-nos.

 

Feira do Livro de Madrid 2017

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins participou, no dia 2 de junho de 2017, na Feira do Livro de Madrid.

A participação da Biblioteca de Vila Velha de Ródão, naquela que é uma das maiores iniciativas literárias realizadas em Espanha, resulta do convite da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

A Biblioteca esteve representada, através da sua bibliotecária, Graça Batista, que participou numa mesa redonda sobre projetos de promoção da leitura em Portugal e em Espanha ocorrida no pavilhão de Portugal, País convidado desta edição da Feira do Livro de Madrid.

Durante o debate, Graça Batista teve ocasião de apresentar o encontro literário "Poesia, Um Dia", que em 2018 decorrerá de 19 a 22 de setembro.

De referir que a Biblioteca Municipal de Ródão foi a única biblioteca portuguesa a marcar presença no vasto programa do pavilhão de Portugal, que incluiu cerca de uma centena de iniciativas organizadas pela embaixada do nosso País em Espanha.

Livro Madrid - (pdf) 5331 Kb

 

Revista Blimunda

Em setembro de 2016, a jornalista Sara Figueiredo Costa esteve em Vila Velha de Ródão para acompanhar o encontro «Poesia, um dia» que aconteceu entre 17 e 24 de setembro. Assim nasceu a reportagem que aqui apresentamos, publicada na revista Blimunda, onde são relatados acontecimentos do encontro e reflexões sobre o território, da autoria da jornalista e de elementos da comunidade local por ela contactados. 

BLIMUNDA 53 OK4 1 2

 

Brochura «Teatro na paisagem»

Entre março e junho de 2016, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins promoveu a realização de uma residência de escrita e dramaturgia orientada pelo escritor Jaime Rocha e pelo encenador Mário Trigo, com o apoio da atriz Ana Amorim. Todos os que se envolveram no projeto partiram de uma reflexão alargada sobre o tema da desertificação dos territórios para criar textos dramáticos, que foram encenados e apresentados ao público durante a 5ª edição do encontro «Poesia, um dia» que aconteceu em setembro de 2016. Os textos criados na residência por Jaime Rocha, Catarina Barros, José Manuel Batista e Ana Freitas foram compilados e divulgados na brochura que aqui se apresenta.

 Livro Teatro 1

 

Jornal «É absolutamente certo»

O jornal de poesia e recortes de papel «É absolutamente certo» é editado e produzido pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins a partir de uma ideia original de Niels Fischer. Foi publicado pela primeira vez em dezembro de 2011 e a sua periocidade é variável. Estes dois números estão associados ao evento «Poesia, um dia»

 É absolutamente certo nº8 - Jornal BMJBM Capa 1

 

Painéis apresentados da Feira de Sabores de 2015 

Expositor 1 - (pdf) 5414 Kb
Expositor 2 - (pdf) 3542 Kb

 

Postais enviados no Correio Poético

 

Postais 1
Postais 2
Postais 3
Postais 4
Postais 5
Postais 6
Postais 7
Postais 8
Postais 9
Postais 10
Postais 11
Postais 12