Link para página


Imagem Ponto de Interesse - Nucleo Museologico Linho Tecelagem Site

Núcleo Museológico do Linho e Tecelagem - Foz do Cobrão

Rua da Fábrica
6030-012 Foz do Cobrão - Vila Velha de Ródão

   +351 272 543 149 (Grupo de amigos da Foz do Cobrão)


O Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem fica localizado no Centro de Interpretação da Aldeia de Xisto da Foz do Cobrão, no concelho de Vila Velha de Ródão. A aldeia da Foz do Cobrão está situada entre duas linhas de água que lhe dão beleza e recursos energéticos: o rio Ocreza e o ribeiro do Cobrão. Este ribeiro tornou-se na força que fez mover dezenas de pisões e rodas hidráulicas e associou para sempre a história desta aldeia às indústrias tradicionais do linho e da lã.

No Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem encontramos uma abordagem da história do linho e da tecelagem, atividades que marcam a identidade desta freguesia e são uma herança de épocas muito antigas, como provam os vestígios encontrados e que apontam para a prática destas atividades durante a presença romana na região.

A cultura do linho, da preparação da sementeira à produção do tecido, dividia-se em várias fases. Se aos homens cabia a cultura, eram as mulheres que se ocupavam das diferentes etapas que permitiam a transformação das fibras têxteis em meadas prontas a serem usadas no tear, de onde surgiam depois vários tipos de tecidos.

No século XIX, a tecelagem surge como uma atividade industrial de grandeimportância nesta freguesia. Existiam então vários pisões, rodas hidráulicas e fábricas de fiação, sendo esta uma terra de tecelões, cardadores e fiadeiras.

A beleza e arte dos produtos criados a partir do linho e da lã ainda hoje ocupam um espaço de grande relevo na sociedade contemporânea, por isso, o Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem pretende ser uma memória e um alerta para a preservação dos saberes, técnicas e práticas tradicionais. 

Características

Informações e visitas guiadas, com marcação prévia;
Estacionamento gratuito; Entrada gratuita.