Link para página


Imagem Ponto de Interesse - Vale Mourao Site

Portas do Almourão - Foz do Cobrão

Estrada Municipal 545 (Chão da Servas - Foz do Cobrão)
6030-163 Foz do Cobrão

As Portas de Almourão situam-se entre a Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão) e Sobral Fernando (Proença-a-Nova), correspondendo à garganta do rio Ocreza. Trata-se de uma ocorrência geológica que resulta da ação deste rio, cujas águas rasgaram as imponentes escarpas quartzíticas, e de um geosítio classificado no Geoparque Naturtejo, local de uma beleza de cortar a respiração.

Esta diversificada paisagem geológica suporta ecossistemas muito bem preservados, que albergam uma importante área de nidificação de aves de rapina e outras espécies muito importantes como, por exemplo, o melro azul, a lontra, o texugo e o esquilo.

Neste ponto, deparamo-nos com um desfiladeiro com 400 metros de profundidade, que dá lugar a um vale com uma paisagem selvagem e deslumbrante, onde nos sentimos pequenos perante a grandiosidade da Natureza.

No local regista-se a presença constante de espécies animais com elevado estatuto de proteção, entre as quais se destaca a colónia de grifos que nidifica nos rochedos que ladeiam o rio Ocreza, a cegonha-preta, o bufo-real, a garça real e a águia-cobreira, entre outras espécies. No rio é possível observar as lontras que pescam e brincam nas suas águas.

Percorrer o Caminho do Xisto de Foz do Cobrão, um dos percursos pedestres sugeridos pelo Município de Vila Velha de Ródão, é uma das formas recomendadas para conhecer melhor a paisagem singular que rodeia as Portas de Almourão.

  

Características

Estacionamento gratuito

Com miradouro