Link para página

Festival SopasUm evento com tradição, gastronomia, música, percursos pedestres, visitas guiadas e muito mais. Conheça os restaurantes, alojamentos e serviços aderentes e prove as melhores Sopas de Peixe da região.

O II Festival das Sopas de Peixe, promovido pela autarquia de Vila Velha de Ródão, com a parceria da CP, é uma aposta nos recursos endógenos da região valorizando um produto diferenciador e típico como as Sopas de Peixe de Vila Velha de Ródão. Este evento pretende envolver as diferentes vertentes turísticas que potenciam este território como a restauração; a gastronomia; o património natural; os percursos pedestres; a atividade piscatória; e os desportos náuticos , criando sinergias numa programação transversal com atividades culturais e lúdicas de interesse não esquecendo a animação musical tradicional de rua e um grande concerto com os OqueStrada.

Destaca-se ainda a promoção e degustação dos produtos locais de excelência e a Peixada tradicional com fins solidários .

Integrado no programa do IIº Festival das Sopas de Peixe realiza-se, no dia 28 de setembro, uma atividade de pedestrianismo em duas rotas: PR5 - Caminho da Telhada (Perais) e PR6 - Geologia e Arqueologia Urbanas de Ródão, que fazem parte da Rede de Percursos de Ródão. Decorrerá, igualmente, um concurso de pesca na barragem da Coutada/Tamujais, organização da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão. Os passeios pedestres serão acompanhados por um guia que apresentará o território e fará o seu enquadramento natural e histórico. A participação nestas iniciativas inclui uma peixada tradicional cuja receita reverterá para fins solidários, associados às ações da Liga Portuguesa Contra o Cancro, parceira nesta iniciativa.

A concentração dos participantes nas diferentes iniciativas realiza-se no cais fluvial de Ródão, nos seguintes horários:

Concurso de pesca: 8.00 horas
Passeios pedestres: 8.30 horas

Os inscritos no percurso da Telhada serão transportados para a localidade de Perais em autocarros do município.

Data limite para as inscrições: 24 de setembro de 2014.
Custo por pessoa: 5€

Inscrições: são obrigatórias para os passeios pedestres e para o concurso de pesca, e incluem seguro e a participação numa peixada tradicional, com fins solidários.

Programa do II Festival das Sopas de Peixe (pdf) 1365 Kb

Contatos:

Câmara Municipal V. V. Ródão – 272 540 300 | turismo@cm-vvrodao.pt – 963 445 928 | jfvvrodao@hotmail.com – 272 545 000

O PR 5 "Caminho da Telhada" é um percurso circular, com cerca de 6 Km, situado na localidade de Perais, Vila Velha de Ródão, que se desenvolve numa plataforma plana, que corresponde ao terraço fluvial mais antigo do rio Tejo, formado há cerca de 1 milhão de anos.
O Caminho da Telhada propõe a utilização de caminhos rurais e em especial do troço de uma importante e ancestral via que atravessava o rio Tejo e ligava a Barreira da Barca, Perais, à Lomba da Barca, no concelho de Nisa. Na margem direita do rio este caminho subia a íngreme Barreira da Barca até ao planalto do Canto do Ferreiro, passava pela Eira dos Ratinhas onde os ranchos de homens e mulheres que se dirigiam para as ceifas no Alentejo se reuniam antes de passar o rio Tejo.

O PR6 “Geologia e Arqueologia urbanas de Ródão, é um percurso com cerca de 8 km e desenvolve-se na malha urbana de Vila Velha de Ródão e explora os recursos naturais e o património cultural existente na sede do concelho. Propõe a interpretação da paisagem, a visita a locais de relevante interesse cénico e científico e destaca a importante oferta de espaços culturais existentes em Vila Velha de Ródão.