Poesia, 166 Dias - 9.ª edição

A 9.ª edição do encontro literário “Poesia, Um Dia”, organizado, desde 2012, pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM) para celebrar o seu aniversário, que se comemora a 19 de setembro, será este ano muito diferente das anteriores. Desde logo pelo prolongamento por 166 dias – durará de 19 de julho a 31 de dezembro –, pelo alargamento dos lugares da poesia e pelo enfoque dado à leitura.

A iniciativa arrancou a 19 de julho, com a realização de uma Residência Leitora sob a coordenação do diretor literário, Jaime Rocha, nas Casas do Almourão, na Foz do Cobrão, aldeia que desde 2012 tem acolhido os poetas residentes desta iniciativa.

Este ano os convidados são o poeta, editor e leitor Nuno Moura e a cravista, editora e professora na Escola Superior de Música Joana Bagulho, ambos responsáveis pela editora Douda Correria, uma das entidades que apoia o “Poesia, Um Dia”.

Durante o mês de julho, ambos procurarão ali alguns dos lugares da poesia, onde foram escritos ou inspirados os textos dos poetas residentes das edições anteriores, e neles farão leituras que gravarão em vídeo. Trata-se de um regresso muito desejado, uma vez que o seu talento já deixou boas marcas no público e na organização das edições anteriores do encontro.

Até ao final de agosto, decorre também um desafio fotográfico, através do qual se convidam todos os interessados a fotografar, no concelho de Vila Velha de Ródão, os lugares onde foram criados ou inspirados os textos dos poetas e a captar a paisagem (natural e humana) vista pelos seus olhos. Para tal, no Facebook da BMJBM e no site do Município (www.cm-vvrodao.pt) encontra-se um mapa interativo onde estão assinalados os locais e são disponibilizados 95 poemas (inéditos e editados) produzidos durante estes encontros literários.

Todos os fotógrafos, amadores ou não, podem participar neste desafio, bastando para tal que procedam ao envio das vossas fotografias através de um formulário online próprio, dispoinível aqui.

No dia 19 de setembro, a BMJBM celebrará o seu aniversário com a apresentação ao público dos conjuntos compostos por fotografia e poema, que serão oferecidos sob a forma de uma coleção de postais e de posters. Na mesma data, serão igualmente dados a conhecer os vídeos gravados durante a residência leitora.