Câmara Municipal assinou protocolo para a instalação de Centro Qualifica em Ródão

Anexo NI Protocolo CMVVR Centro Qualifica Site

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão assinou, no dia 14 de dezembro, um protocolo de colaboração com a Petroensino – Ensino e Formação Profissional, Lda para a instalação de uma extensão do Centro Qualifica daquela entidade em Vila Velha de Ródão, com vista à melhoria das qualificações da população do concelho.

Esta extensão do Centro Qualifica em Vila Velha de Ródão funcionará num espaço cedido pela autarquia e disponibilizará oferta formativa nas áreas do reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas ao longo da vida, na sua vertente escolar, profissional ou de dupla certificação; e também nas áreas da formação modular e aprendizagem; educação e formação de adultos; desempregados de longa duração e orientação ao longo da vida.

Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de jovens (denominados por NEET, isto é, entre os 15 e 29 anos, que não se encontrem a frequentar modalidades de formação ou de educação e que não estejam inseridos no mercado de trabalho) e adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que têm como objetivo melhorar os níveis de qualificação da população e de empregabilidade dos indivíduos. Estes centros têm como premissas fundamentais a valorização das aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da vida e a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através da realização de formação qualificada.

O Centro Qualifica Petroensino tem como entidade promotora a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal e o protocolo agora assinado prevê ainda o fornecimento de formação gratuita para os funcionários da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a manutenção permanente, em horário de expediente, nas instalações da extensão do Centro, de um funcionário cuja residência esteja fixada no município.