APA e Município de Ródão assinalam Dia Nacional da Água

O Município de Vila Velha de Ródão associou-se à comemoração do Dia Nacional da Água, que se assinalou na sexta-feira, 1 outubro, uma iniciativa promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo e Oeste, que consistiu numa saída de campo para acompanhar do trabalho desenvolvido pelos vigilantes da natureza na monitorização do rio Tejo, em Vila Velha de Ródão.

Assumindo-se com uma jornada de reflexão sobre os desafios da gestão de recursos hídricos num cenário de alterações climáticas, a iniciativa contou com o apoio da autarquia e teve como ponto de partida o cais de Vila Velha de Ródão, às 15h00, onde os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão participaram numa sessão de sensibilização sobre a importância da gestão da água e preservação dos recursos hídricos.

Seguiu-se uma visita de acompanhamento dos representantes da ARH do Tejo e Oeste ao trabalho desenvolvido pelos vigilantes da natureza na monitorização do rio Tejo, com medição em campo de parâmetros de qualidade da água e deslocação por barco à sonda automática situada na albufeira do Fratel, que os alunos do Agrupamento de Escolas acompanharam com curiosidade e entusiasmo.

Esta saída de campo foi uma das diversas iniciativas evocativas do Dia Nacional da Água que decorreram durante o dia nas cinco regiões abrangidas pelos departamentos descentralizados da APA com competência em matéria de recursos hídricos – ARH do Norte, ARH do Centro, ARH do Tejo e Oeste, ARH do Alentejo e ARH do Algarve – e  incluiu uma sessão técnica sobre “A importância da gestão da água”, que teve lugar no auditório da APA, na Amadora, onde esteve presente o Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Dia Nacional Agua 1
Dia Nacional Agua 2