CPCJ e Município de Ródão assinalam Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, que se assinala em abril, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), promoveu uma ação simbólica de sensibilização, que consistiu na colocação de dez laços azuis em edifícios públicos, como os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal ou a sede do Agrupamento de Escolas.

O Laço Azul é o símbolo de uma campanha que apela à promoção e proteção dos direitos das crianças e teve início nos EUA, em 1989, quando uma avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de lembrar os seus dois netos que faleceram devido aos maus tratos que sofreram.

A iniciativa pretende chamar a atenção para esta questão e apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência, demonstrando solidariedade para com todas as crianças que são crianças vítimas de violência física, psicológica ou sexual, presencialmente ou em contexto online.

Ao longo do mês de abril, no âmbito desta campanha, vão ser também lançados vários desafios às crianças do concelho, desde a creche ao 3.º ciclo do Ensino Básico, de forma a que, desde cedo, os mais novos tenham consciência da importância dos seus direitos.

Laço Azul 1
Laço Azul 2