Na sexta-feira, 23 de abril, a Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, celebrou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com o arranque do projeto “Em Casa, a Ler”, uma iniciativa que pretende retirar os livros das caixas e estantes, onde tantas vezes ficam esquecidos, e oferecê-los a quem pode dar-lhes vida através da leitura.
O objetivo é identificar leitores e famílias interessados em aprofundar a sua condição leitora e entregar-lhes livros (novos e usados) para que constituam uma pequena biblioteca pessoal e familiar, que lhes facilite a ligação a si próprios e ao mundo. Os livros serão escolhidos em função dos gostos e interesses de cada envolvido.
Neste primeiro momento, foram entregues livros no Lar e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e em casa de uma leitora de Fratel, mas qualquer pessoa que goste de ler e queira fazer parte deste projeto pode contactar a BMJBM, através do telefone 272 540 300 ou do e-mail biblioteca2@cm-vvrodao.pt, e inscrever-se.
Uma boa parte dos livros afetos a esta iniciativa da BMJBM provêm de doações bibliográficas que, depois de devidamente analisadas e selecionadas, podem ter vários destinos: integrar os fundos da BMJBM, nomeadamente, a nova Estante Alfarrabista; ser disponibilizados para a Troca de Livros; ou ser entregues a famílias e pessoas que devam beneficiar de reforçadas possibilidades de desenvolvimento cultural, no âmbito projeto “Em Casa, a Ler”.