Equipa do Plano de Combate ao Insucesso Escolar mantém apoio aos alunos no ensino à distância

Durante a permanência do ensino à distância, a equipa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) de Vila Velha de Ródão continua a apoiar os alunos do Agrupamento de Escolas, seja através da prestação de apoio presencial e online, da disponibilização de um blogue com recursos educativos ou da continuidade das aulas de música e de sessões de acompanhamento na área da psicologia, terapia ocupacional e terapia da fala.

O objetivo é que, nesta nova fase do ensino à distância, os alunos e as suas famílias encontrem o apoio que necessitam para garantir o acompanhamento das aulas síncronas e assíncronas juntos dos técnicos que compõem a equipa do PIICIE, um projeto promovido pelo Município de Vila Velha de Ródão, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FSE, Fundo Social Europeu.

Neste sentido, em articulação com o Agrupamento de Escolas, foram acrescentados novos conteúdos ao blogue criado durante o primeiro confinamento para apoiar o ensino à distância, de modo a consolidar as aprendizagens numa só plataforma e a tornar a informação mais concentrada e de fácil acesso.

Ao mesmo tempo, foi dada continuidade às aulas de música para os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, seja a nível presencial, para as crianças que têm de ficar na escola de acolhimento, ou através da colaboração durante as aulas online ministradas pela professora titular. Estão também disponíveis no blogue aulas gravadas, para que, de forma lúdica e didática, os alunos possam aprender ao seu próprio ritmo.

Desde a entrada em vigor do confinamento, continuam ainda a decorrer as sessões de intervenção terapêutica ao nível da psicologia, terapia ocupacional e terapia da fala. Estas sessões podem ocorrer de forma presencial ou online, de acordo com as necessidades dos alunos, da família e a interação entre os agentes educativos.

Tendo em conta o contexto de pandemia, a equipa do PIICIE tem procurado dotar os pais e encarregados de educação de algumas ferramentas que os ajudem a identificar sinais de alerta no comportamento das crianças e jovens motivados pela situação de confinamento obrigatório e melhor poderem apoiar os filhos perante as dificuldades que possam surgir no ensino à distância.

PIICIE 1
PIICIE 2