Final do Campeonato Nacional de Aquabike disputou-se em Ródão

No fim-de-semana de 30 e 31 de outubro, Vila Velha de Ródão acolheu a final do Campeonato Nacional de Aquabike, uma competição de jetski e motas de água organizada pela Federação Portuguesa Motonáutica (FPM), com o apoio do Município de Vila Velha Ródão, que trouxe até ao cais de Ródão os principais pilotos nacionais desta disciplina da motonáutica.

Com cerca de 25 pilotos inscritos, esta foi a última prova pontuável para o Campeonato Nacional de Circuito e Endurance e disputou-se em três mangas. A primeira teve lugar no sábado, dia 30, com as provas da categoria Circuito a decorrerem às 14h30 e 16h30, e as de Endurance a realizaram-se às 15h30. No domingo, dia 31, disputou-se a segunda e terceira manga de Circuito, às 10h30 e 14h00, respetivamente, seguida da segunda manga de Endurance.

Contabilizados os resultados das quatro provas do campeonato, na classe Endurance GP1, Tiago Fonseca sagrou-se campeão nacional, seguido de André Correia e Miguel Martins, enquanto a medalha de ouro de Endurance GP2 coube a André Correia, seguido de Augusto Fernandes e Tiago Fonseca. Na classe veteranos, o melhor resultado nacional em 2021 foi alcançado por Miguel Martins.

Na classe Circuito, na categoria Ski Júnior GP 3.3., os jovens Manuel Leite, Martin Brito e Martin Marques ocuparam os três lugares do pódio, enquanto Gonçalo Rodrigues, Matteo Valente e Joana Graça se destacaram na categoria Ski GP2. Na categoria Ski GP3, Diogo Barbosa foi campeão nacional, enquanto Gonçalo Rodrigues se destacou no 1.º lugar do pódio na categoria Ski GP1. Na categoria Runabout GP1, o campeão nacional foi Lino Araújo, com Patrick Agostinho e Valdemar Gomes a alcançarem, respetivamente, a medalha de prata e bronze.

Em jeito de balanço, no final da prova, o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, lamentou que “as condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir não tivessem facilitado a vida aos pilotos”, mas destacou o ambiente familiar e o sucesso com que decorreu este evento, convidando todos os presentes a disfrutarem das potencialidades que o concelho oferece.

Durante a cerimónia de entrega de prémios, também Paulo Ferreira, presidente da FPM deixou um agradecimento aos pilotos e suas famílias, aos patrocinadores e elemento da organização, destacando ainda “a população de Vila Velha de Ródão, que tão bem nos sabe receber, e o Município pelo investimento feito na aposta na transmissão do evento em direto nas redes sociais”. Lembrando as dificuldades sentidas nos últimos meses devido à pandemia, Paulo Ferreira apelou à participação dos pilotos no Campeonato do próximo ano e garantiu que, enquanto for presidente da FPM, os “municípios que acolheram os eventos neste período difícil serão aqueles que receberão as provas nos próximos anos”.

Camp Nacional Aquabike 1
Camp Nacional Aquabike 2