Obras de valorização paisagística da zona balnear da Foz do Cobrão em fase de conclusão

Encontram-se próximo da sua conclusão as obras de valorização paisagística da Foz do Cobrão, um projeto veio beneficiar esta zona balnear, localizada no concelho de Vila Velha de Ródão, com a construção de um edifício destinado a serviço de bar, com esplanada e sanitários, assim como a criação de uma área de merendas e de um largo com estacionamento, de modo a proporcionar melhores condições de conforto a quem utiliza aquele espaço.

Os trabalhos tiveram início no final de 2019 e foram adjudicados pelo Município de Vila Velha de Ródão à firma João de Sousa Baltazar S.A., por um valor de 313 648,51 €, acrescidos de IVA, tratando-se de um projeto apoiado financeiramente em 287 826 € pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior,

Após alguns atrasos relativamente ao prazo de execução inicialmente previsto, devido sobretudo à situação de pandemia que condicionou o fornecimento de materiais para a obra e a disponibilidade de mão-de-obra, esta empreitada encontra-se agora próxima da sua finalização.

“Trata-se de uma obra de extrema importância para o concelho e que vem no seguimento de uma primeira intervenção, que passou pela recuperação do antigo açude e de muros degradados e permitiu criar uma zona balnear que tem sido alvo de grande procura por parte da população local e da região. Nesta fase, o objetivo é melhorar o espaço e oferecer a quem nos visita as necessárias condições de segurança, conforto e higiene”, esclarece o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

A intervenção inclui o aproveitamento das estruturas construídas em 2017, que proporcionaram a formação de um plano de água com potencial para a constituição de uma praia fluvial, a instalação de mobiliário urbano no local (mesas, bancos e papeleiras) e de sinalética adequada, assim como a plantação de espécies arbóreas e arbustivas. Foi ainda contemplada a criação de uma ligação pedonal entre a zona balnear e o Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem, através de um passadiço.

Foz Cobrao 1
Foz Cobrao 2