Produções artísticas sobre as invasões francesas e água com inscrições abertas até 14 de abril

4Estão a decorrer até 14 de abril as inscrições para a participação em dois projetos artísticos itinerantes promovidas pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), no âmbito do Projeto Beira Baixa Cultural 2.0, dedicados à temática das “Invasões Francesas na Beira Baixa” e da “Água”.

Estes projetos serão concretizados ao longo de 2021, um em cada semestre, através da realização de residências artísticas nos Municípios que integram a CIMBB (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Vila Velha de Ródão), com inclusão das associações locais e a participação da comunidade local e culminarão com a apresentação de 12 espetáculos finais distintos.

O Município de Vila Velha de Ródão incentiva assim os interessados em participar nestas produções artísticas a inscreverem-se através do e-mail do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (geral@cmcd-vvr.pt), entidade responsável pela coordenação da iniciativa ao nível do concelho, ou através dos contatos da CIMBB (telefone 272 342 540 ou e-mail geral@cimbb.pt), até ao dia 14 de abril.

O projeto pretende promover o intercâmbio e a itinerância dos públicos pelo conjunto dos seis Municípios, motivados pela curiosidade e interesse em perceber a evolução final que o projeto artístico sofreu em cada uma das localidades, e procura aproximar a população do património histórico e legado cultural relevante de cada Município e da Beira Baixa, fomentando a sua participação cívica e a retoma da fruição cultural de uma forma segura e confiante por parte da população e dos visitantes que se desloquem à região.

Além da apresentação pública, encontra-se ainda prevista a transmissão em direto dos espetáculos, através de plataformas digitais, garantindo desta forma que os conteúdos culturais produzidos atingem diferentes públicos e regiões, assumindo como uma estratégia para projetar a imagem da região da Beira Baixa e desta forma incrementar a capacidade de atração turística, pela oferta de atividades culturais distintivas associadas à identidade, cultura e tradições únicas da Beira Baixa.

A preparação para o primeiro espetáculo “As Invasões Francesas na Beira Baixa” decorre entre os meses de abril e junho, realizando-se durante o mês de julho a apresentação final dos espetáculos em cada um dos concelhos.