Secretário de Estado confirma que Bioenergy tem atividade suspensa e só pode fazer gestão de combustíveis

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, e o Diretor Geral de Energia e Geologia, João Correia Bernardo, reuniram-se esta sexta-feira, 4 de junho, em Vila Velha de Ródão com o executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, o presidente da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão e o presidente da Junta de Freguesia de Vila Velha de Ródão, de modo a ouvir as preocupações dos autarcas relativamente ao funcionamento da empresa Bioenergy, cuja licença de atividade foi suspensa por despacho da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Em causa estão as suspeitas de que a empresa, que tem a licença suspensa pela DGEG desde março por falhas graves no sistema de prevenção de incêndios, possa estar a atuar à margem da lei e a procurar artifícios que lhe permitam contornar a suspensão da atividade.

Na reunião, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, confirmou que a Bioenergy foi autorizada pela DGEG, até dia 15 de junho, a fazer a gestão de combustíveis para redução da carga existente no seu perímetro industrial e cuja acumulação pode significar um risco acrescido de incêndio. Trata-se uma medida excecional prevista em concelhos onde existe um risco elevado de incêndios, como é o caso de Vila Velha de Ródão, e que não permite que as empresas lucrem com a injeção de energia na rede nacional, pelo que João Galamba acrescentou que, se se comprovar que a Bioenergy está a laboral para produzir energia, não vai receber um cêntimo por essa eletricidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, a atitude da empresa representa “um problema acrescido de segurança para os trabalhadores e para a população em geral, pois estamos a falar de uma empresa que, de acordo o relatório da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, não tem sistemas de deteção de riscos de incêndio, nem tem medidas de autoproteção aprovadas por aquela entidade”.