O concelho de Vila Velha de Ródão celebrou no domingo, 22 de agosto, a Festa Religiosa da sua padroeira, a Senhora da Alagada, com a realização da cerimónia religiosa no recinto exterior à capela, de forma a cumpriu as regras de segurança e as condições impostas pela Direção Geral de Saúde.
Presidida pelo pároco de Vila Velha de Ródão, António Escarameia, e acompanhada pela banda da Filarmónica Retaxense, devido à permanência do contexto de pandemia, a transmissão da cerimónia foi assegurada em direto no Facebook do Município de Vila Velha de Ródão, numa parceria com a Beira Baixa TV que permitiu àqueles que não se puderam deslocar à capela ou se encontram longe do concelho pudessem acompanhar as celebrações.
À semelhança do ano passado, no final da eucaristia, a habitual procissão que se seguia à celebração religiosa foi substituída pela passagem da imagem da Nossa Sra. da Alagada numa carrinha pelas ruas da vila, um momento muito emotivo e aguardado pelos rodenses, que saudaram a passagem da sua padroeira aplaudindo e arremessando flores a partir das ruas ou das janelas adornadas com as mais ricas colchas para o efeito.