A arte e a psicanálise são tema de conversa na Biblioteca Municipal

A Arte E A Psicanalise LivroNa próxima sexta-feira, 9 de dezembro, a partir das 16h00, acontecerá na Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão (BMJBM) a apresentação do livro “A arte e a psicanálise”.  A iniciativa é fruto de uma parceria entre a BMJBM, a Casa do Gigante e Taiga Editora e conta com a participação do poeta Miguel-Manso, do editor da Taiga, Tiago Príncipe - que é também psicoterapeuta e investigador - e da artista plástica, escritora e atriz Marta Bernardes.

O livro, originalmente publicado em 1935, compila três conferências proferidas na Sociedade Nacional de Belas Artes, entre fevereiro de 1931 e dezembro de 1932, por Luís Varela Aldemira.

Numa das conferências o autor reflete desta forma: “Quem é esse fantasma ou entidade que governa a mecânica dos sonhos? A consciência não pode ser. Esta nossa amiga, fiel companheira nas horas de luta e vigília, sacrifica-se por nós até cair desmaiada quando repousamos no leito. O culpado é o famoso inconsciente, espécie de caçador furtivo sem noção das responsabilidades, ao exercer o comércio clandestino das ideias impossíveis. O pensamento não dorme, disseram os velhos filósofos; e eis agora na Áustria um neurologista famoso que ressuscita o caduco axioma para decifrar os sonhos de toda a gente. A tarefa é perigosíssima. O código penal francês proibia a interpretação dos sonhos”.

A inscrição nesta iniciativa é aconselhável, embora não obrigatória, devendo os interessados utilizar os contactos da BMJBM para o efeito (telfone 272 540 308 ou e-mail biblioteca@cm-vvrodao.pt).