Biblioteca de Ródão organizou a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, organizou em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, através do seu coordenador interconcelhio Pedro Gomes, nos dias 20 e 22 de abril, a Fase Intermunicipal do 15.º Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que esteve representada por Sandra Dias, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

Destinada aos alunos do 3.º ao 12.º ano de escolaridade, esta edição contou com a participação dos cerca de 90 alunos selecionados nas fases municipais das autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e decorreu ao longo de dois dias, com as provas escritas a terem lugar de manhã, na BMJBM, enquanto as provas orais aconteceram de tarde, a bordo de um barco no rio Tejo.

O evento contou ainda com um encontro, no dia 20, com a escritora Inês Barata Raposo, autora da obra selecionada para a prova escrita do 2.º ciclo, no qual os alunos participaram com entusiasmo, colocando questões e partilhando experiências, e com uma estimulante conversa sobre as obras selecionadas para as provas do 3.º ciclo e do ensino secundário, no dia 22, conduzida pela mediadora de leitura Andreia Brites.

Findas as provas escritas e apurados os cinco finalistas de cada ciclo, coube ao júri da prova oral, composto pelas professoras da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Natividade Pires e Margarida Morgado, pela escritora Inês Barata Raposo, pelo representante da CIMBB, Pedro Grácio, e pela vereadora Ana Luísa Marques do Município de Vila Velha de Ródão, selecionar os dois vencedores de cada ciclo que passaram à fase nacional.

Assim, representarão a comunidade na fase final do Concurso Nacional de Leitura, que se realizará em Almada no dia 4 de junho, os alunos: Pedro Mendes e Tomás Silva, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco (1.º ciclo); Beatriz Curto, do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor, e Jamila Pedroso, do Agrupamento de Escolas Padre António Andrade de Oleiros (2.º ciclo); Matilde Alves e Teresa Ferreira, do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova (3.º ciclo); Filipa Cardoso do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e Maria Inês Roque do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco (Secundário).

Como recompensa pelo seu empenho, os cinco finalistas de cada ciclo apurados através da prova escrita e os alunos selecionados para a fase nacional do Concurso Nacional de Leitura receberam vouchers para a aquisição de livros no valor de 20 € e 50 €, respetivamente, uma oferta da CIMBB, entregues no primeiro dia pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, e no segundo dia pelo Presidente da CIMBB, João Lobo. Alunos, professores e convidados foram presenteados com lembranças do município e do projeto Terras de Oiro, a marca territorial do concelho de Vila Velha de Ródão, patrocinador desta fase intermunicipal.

Foram dois dias em que leitores, mediadores de leitura e autores viveram com alegria o prazer da leitura, uma excelente forma de assinalar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de abril).

CN Leitura 1
CN Leitura 2