Censos 2021 revelam aumento de 10,27% do número de crianças em Vila Velha de Ródão

Os resultados definitivos dos Censos 2021, divulgados a 23 de novembro, revelaram que Vila Velha de Ródão foi dos poucos concelhos do país a ver a população entre os 0 e os 14 anos crescer, tendo-se verificado, entre 2011 e 2021, um aumento de 10,27% nesta faixa etária. Neste período, o concelho registou também a menor perda de população entre os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (6,7%), o que só foi possível graças a um saldo migratório positivo.

Contrariando uma tendência verificada em quase todo o território nacional, os Censos 2021 vieram confirmar aquilo que o aumento do número de alunos matriculados no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão nos últimos anos já indiciava, tendo sido 290 as crianças e jovens até aos 14 anos registadas neste que foi o XVI Recenseamento Geral da População.

Os resultados agora conhecidos mostraram ainda que Vila Velha de Ródão se encontra entre os concelhos do interior a registar perdas populacionais inferiores a dois dígitos percentuais: em dez anos o concelho perdeu 6,7% da população, o valor mais baixo entre os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com a freguesia de Vila Velha de Ródão a registar mesmo uma perda inferior a 1% (- 0,62%).

Este valor correspondeu a uma perda de 236 habitantes, passando o concelho de 3521 residentes registados, em 2011, para 3285, em 2021. Apesar do número de óbitos ter sido superior ao número de nascimentos em quase 720, este valor não se refletiu de forma tão drástica na diminuição da população, graças à existência de um saldo migratório positivo, ou seja, Vila Velha de Ródão conseguiu atrair novos habitantes neste período, que atenuaram impacto provocado pelo saldo natural negativo na demografia do concelho.

“Embora não tenha sido suficiente para evitar a diminuição da população no concelho, estes resultados mostram a importância da aposta feita pelo executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão que, nos últimos anos, assumiu como uma das suas principais prioridades a implementação de medidas de fixação de famílias e jovens no concelho e de apoio à população mais vulnerável, ao mesmo tempo que concentrámos esforços na atração de investimento privado, de forma a fomentar a criação de emprego na região”, destacou o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

De entre as medidas implementadas no âmbito do regulamento de fixação de famílias e jovens no concelho destacam-se, por exemplo, na área da educação, a isenção do pagamento das mensalidades da creche e Jardim de Infância; a oferta dos transportes, atividades extracurriculares e do prolongamento do horário no ensino pré-escolar; a oferta dos livros de fichas e kits de material escolar a todos os alunos do Agrupamento de Escolas; a frequência gratuita das Universidades de Verão das Universidades de Coimbra e Porto ou comparticipação em 50% dos passes dos alunos que estudam fora do concelho.

Ao nível da habitação, ao abrigo deste regulamento, a autarquia disponibiliza ainda apoios à construção, aquisição ou recuperação de habitação própria no concelho e ao arrendamento jovem, tendo sido igualmente feito um investimento significativo, por parte do município, na reabilitação de imóveis devolutos para disponibilização no mercado de arrendamento a preços acessíveis e de acordo com regulamento próprio.