CPCJ e autarquia assinalaram Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis

No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, que se assinala em abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Velha de Ródão, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, o CLDS 4G, a Santa Casa da Misericórdia, o Agrupamento de Escolas, a Segurança Social e Centro de Saúde de Vila Velha de Ródão, promoveram uma ação simbólica de sensibilização, que consistiu na colocação de laços azuis nestes edifícios públicos.

De forma a chamar a atenção para esta causa, para além da colocação de um laço azul em alguns dos equipamentos municipais, ao longo do mês de abril, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão iluminou também de azul o edifício dos Paços do Concelho.

O Laço Azul é o símbolo de uma campanha que apela à promoção e proteção dos direitos das crianças e teve início nos EUA, em 1989, quando uma avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de lembrar os seus dois netos que faleceram devido aos maus tratos que sofreram.

Desde então, este movimento disseminou-se por todo o mundo como forma de sensibilizar para esta questão, apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência, demonstrando solidariedade para com todas as crianças que são crianças vítimas de violência física, psicológica ou sexual.

Laço Azul 1
Laço Azul 2