EB 2,3 de Ródão requalificada abre portas e celebra a quase duplicação de alunos na última década

As obras de requalificação da Escola EB 2,3 de Vila Velha de Ródão foram inauguradas no dia 19 de setembro, numa cerimónia que coincidiu com o início do ano letivo e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, e da presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno.

Resultante dum investimento total de 1.001.537 € por parte da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, financiado pelo FEDER em 570.000 €, o projeto visou o aumento da disponibilidade de área construída para atividades letivas e a melhoria de condições de segurança, acessibilidade e conforto daquele equipamento.

A excelência das condições das renovadas instalações foi destacada pela diretora do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, Isabel Ribeiro, durante a sua intervenção, após a visita guiada à escola e o descerramento da placa.

“Depois de dois anos letivos assolados pela pandemia e um terceiro a procurar as melhores condições para trabalharmos, este ano recomeçamos com um bloco de aulas de nova geração, com condições térmicas, acústicas e de iluminação que permitem o necessário conforto para o projeto educativo de qualidade. É uma construção moderna e funcional, capaz de responder às atuais necessidades educativas, que passam por uma maior permanência dos nossos alunos na escola”, referiu Isabel Ribeiro.

Apesar das dificuldades naturalmente sentidas durante o decurso das obras, aquela responsável concluiu que "valeu a pena esperar pela sua conclusão", agradecendo a "postura facilitadora e compreensiva da comunidade escolar" e a todos os que contribuíram para a realização desta obra.

Reconhecendo a qualidade desta intervenção e a sua importância para a aprendizagem, a diretora da CCDR Centro, Isabel Damasceno, frisou que “para além da obra física é preciso haver um interior de interajuda, de capacidade de mobilização, de vontade de ensinar e de que se crie um bom ambiente, para que as crianças aqui se sintam bem e aprendam. Esse é o papel da escola e de toda a comunidade escola”.

Esta responsável lembrou também o papel dos fundos comunitários: “Estas obras são feitas graças à solidariedade e às verbas que vêm da Europa. São obras que vão sendo feitas, muitas vezes de forma discreta e colmatando lacunas fundamentais para um país mais desenvolvido, por isso, nós, que temos o papel de gerir as verbas que a Europa coloca à disposição de toda a região centro, temos a obrigação de lembrar também esse aspeto neste que é um momento de festa e celebração”, referiu Isabel Damasceno.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, recordou que a escola foi inaugurada em 1985, tendo, por isso, já 40 anos, e destacou os investimentos feitos pela autarquia naquele espaço, desde 2009, data em que assumiu a sua gestão, e que incluem a retirada da cobertura de fibrocimento dos edifícios, a ampliação da biblioteca escolar e “a contratação de pessoal não docente necessário para que a escola funcione bem”.

Frisando que um dos grandes desafios do executivo que lidera “é poder deixar às gerações vindouras melhores condições do que aquelas que nós herdámos”, o autarca congratulou-se pelo facto do número de alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas de Ródão ter passado de 161, no ano letivo 2013/14, para 289 no presente ano letivo (2022/23), o que representa uma variação de 79,5%, nos últimos nove anos (+ 128 alunos). “Esta é uma realidade em contraciclo com aquilo a que assistimos nas notícias nacionais e que resulta do esforço que o Município tem feito na atração de investimento privado e na fixação de postos de trabalho e pessoas e, paralelamente, na promoção dum conjunto de políticas sociais de apoio à fixação das famílias”, referiu Luís Pereira.

“Fomos dos municípios pioneiros a pagar a creche e os manuais escolares aos residentes no concelho, fomentamos a reabilitação e construção de habitação, apoiamos o pagamento das rendas às famílias mais carenciadas, lançámo-nos na construção de fogos que vendemos pelo custo de construção. Foram estas estratégias que nos permitem chegar aqui hoje com estes números”, sublinhou o autarca, mostrando-se “confiante no futuro de Vila Velha de Ródão”.

O Secretário de Estado da Educação, António Leite, aproveitou a sua intervenção para anunciar o lançamento, por parte do Governo, de “um programa de requalificação de 451 escolas, sem paralelo no historial da educação, porque mesmo a Parque Escolar tinha um universo de 303 escolas e ficou-se pelas cerca de 170”. Desenvolvido em parceria com as câmaras municipais, este programa prevê que as autarquias sejam os donos de obra, pois “são elas quem verdadeiramente sabe o que é melhor para os seus munícipes, juntamente com as escolas”.

Elogiando Vila Velha de Ródão por “não esperar que o Governo fizesse o que lhe compete, recorrendo a fundos europeus e fundos próprios para fazer a obra”, António Leite reconheceu que “não foi por acaso que o número de alunos aqui tem crescido, e foi por isso também que aqui vim, para fazer um reconhecimento público do trabalho deste município, um trabalho que é preciso continuar para que estes meninos e meninas cá possam continuar, em vez de serem obrigados a sair, como acontece em tantos sítios do nosso país”.

O governante avançou ainda que o Governo “está a criar 365 centros tecnológicos especializados, no sentido de, finalmente, dar aos cursos profissionais a mesma qualidade e dignidade que existe em regra para os cursos cientifico-humanísticos”, um processo que se encontra em fase de análise de candidaturas.

Inauguracao obras EB 23 VVR 1
Inauguracao obras EB 23 VVR 2