Município de Ródão não vai instalar iluminações de Natal na via pública

Anexo NI Municipio VVR Iluminacoes NatalO Município de Vila Velha de Ródão não vai instalar este ano as habituais iluminações de Natal na via uma pública. A decisão tomada pelo executivo municipal vai ao encontro do plano de poupança energética anunciado pelo Governo em setembro e que contempla um conjunto de medidas recomendadas e obrigatórias para fazer face às consequências no setor da energia, provocadas pela crise geopolítica que assola a Europa.

Assim, embora o plano de poupança energética aprovado pelo Governo, ao nível da administração pública local, apenas recomende uma limitação do funcionamento da iluminação natalícia entre as 18h00 e as 24h00, de 6 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, a autarquia rodense decidiu ir mais longe e não instalar qualquer iluminação natalícia este ano.

“Estamos certos de que os munícipes compreenderão esta decisão tendo em conta o contexto atual. Face ao aumento dos custos da eletricidade, cabe-nos dar o exemplo e contribuir para a redução dos consumos de energia e para a otimização e uso eficiente dos nossos recursos, que, num período de crise como o que vivemos, devem ser direcionados para ajudar quem precisa e fazer face a eventuais falhas de fornecimento”, esclareceu o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

Esta medida junta-se a outras já em vigor no concelho com vista ao uso eficiente dos recursos energéticos e hídricos, como é o caso da substituição da iluminação interior e exterior pública por iluminação de tecnologia LED; das medidas de poupança de água, das quais se destacam, por exemplo, a promoção de dois  projetos de monitorização e deteção de fugas nas redes de abastecimento em Vila Velha de Ródão (zona alta) e no Porto do Tejo ou a requalificação e melhoria do sistema de condutas de abastecimento público de água; ou ainda a redução do desperdício de água e o aproveitamento de águas pluviais ou de outras proveniências na rega de espaços exteriores.