Município vai criar espaço de coworking no antigo Centro de Dia de Sarnadas de Ródão

Anexo NI Municipio VVR Espaco Coworking Sarnadas

O Município de Vila Velha de Ródão vai instalar um espaço de teletrabalho ou coworking no edifício do antigo Centro de Dia de Sarnadas de Ródão, uma medida que pretende contribuir para a fixação e atração de famílias e empresas naquela freguesia do concelho de Vila Velha de Ródão.

Para tal, a autarquia procedeu já à aquisição do edifício do antigo Centro de Dia de Sarnadas de Ródão, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, tendo a escritura de compra e venda sido assinada na passada segunda-feira, dia 3 de outubro.

No novo espaço de teletrabalho ou coworking a ser instalado no local a autarquia disponibilizará aos utilizadores todas as condições necessárias, incluindo o acesso à internet, a climatização do espaço e diversas áreas de trabalho devidamente mobiladas, incluindo salas de trabalho comum e individuais ou áreas destinadas a reuniões e ações de formação.

O projeto representa um investimento municipal total estimado em cerca de 200 mil euros, dos quais 125 mil euros foram aplicados na aquisição do edifício à Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão e 75 mil euros serão destinados à remodelação e adaptação do espaço para a sua nova função, com as devidas condições de conforto e segurança.

“Tendo em conta as alterações no mercado laboral que se verificaram nos últimos anos, com o incremento do teletrabalho e o aparecimento dos espaços de coworking, entendemos que esta era a melhor forma de valorizar o edifício do antigo Centro de Dia de Sarnadas, encerrado há já quase dois anos, e de contribuir não só para a fixação de famílias e jovens no concelho, mas também para atrair empresas e empreendedores para esta freguesia, uma medida que vai de encontro às políticas de atração de investimento e fixação da população que têm vindo a ser desenvolvidas pelo executivo municipal com excelentes resultados”, explica o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira

A criação deste novo espaço procura ainda responder aos imperativos ambientais, ao permitir a diminuição das necessidades de deslocações e a consequente redução pegada carbónica, e contribuir para a qualidade de vida das populações e para a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional.