Ação de sensibilização ajudou pais a lidarem com as birras das crianças

Anexo NI Conversassem Birras PIICIE CmvvrodaoEm dezembro, a equipa responsável pela dinamização do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) de Vila Velha de Ródão promoveu, junto dos pais e encarregados de educação das crianças do Jardim de Infância do Porto do Tejo, uma ação de sensibilização denominada "Conversas...sem birras", cujo objetivo foi dotar estes responsáveis de ferramentas para uma parentalidade mais positiva e que lhes permita lidar melhor com os desafios com que se deparam na educação dos seus filhos.

Para além de elucidar sobre o que são as birras das crianças e o que as desencadeia, a sessão procurou fornecer aos pais e encarregados de educação algumas dicas sobre a forma de prevenir e lidar com elas, de modo a desencorajar este tipo de comportamento, que mais não é do que “uma forma dos mais pequenos lidarem com a frustração e que faz parte de um processo de aprendizagem e descoberta sobre si próprios”, como foi explicado.

Para ajudar os pais a fazerem o seu melhor, no final da iniciativa foi distribuído a cada participante um pequeno kit composto por: um balão, para lembrar que é preciso respirar fundo e manter a calma; um bombom, para realçar a importância dos momentos de doçura com os filhos; cartões vermelho, amarelo e verde, para reforçar a necessidade de definir regras e limites; plasticina, para recordar a necessidade de nos moldarmos às características individuais de cada um; e bolas de sabão, para nunca esquecer a criança que há dentro de cada pai ou mãe e a importância de brincar com os filhos.

Promovido pelo Município de Vila Velha de Ródão e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu, no âmbito duma candidatura conjunta dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, o PIICIE de Vila Velha de Ródão é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que inclui uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, um professor de educação física e um professor de música, os quais desenvolvem um trabalho diário junto dos alunos que se encontram a frequentar o Agrupamento de Escolas.