Atribuição de Bolsas de Estudo do Ensino Superior do Município quase duplicou nos últimos anos

Anexo NI Balanço Bolsas De Estudo Esuperior CMVVRDesde que foi instituída a atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior do concelho, no ano letivo 2011-2012, até ao presente, o Município de Vila Velha de Ródão já investiu 143.326,72 € na disponibilização deste apoio social, uma medida que abrangeu 159 candidatos e quase duplicou nos últimos anos, o que deixa muito satisfeito o executivo municipal, que vê nela   um instrumento ao serviço do “desenvolvimento da região”.

Ao abrigo do regime geral, podem candidatar-se às bolsas de estudos atribuídas pelo Município de Vila Velha de Ródão os alunos que frequentem qualquer instituição de ensino superior e preencham os requisitos gerais de admissão previstos no Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior. A autarquia paga um valor pecuniário variável consoante o rendimento do agregado familiar e divido em três tranches de igual valor.

Para além do regime geral, graças a um protocolo estabelecido entre a autarquia e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), os alunos inscritos pela primeira vez, no primeiro ano de um curso superior naquela instituição, podem candidatar-se também a uma bolsa de estudo que corresponde ao valor total das propinas desse ano letivo e independente do rendimento do agregado familiar.

Desde que foi criado, já foram entregues ao abrigo do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior 34 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentaram pela primeira vez o primeiro ano de um curso superior no IPCB, num total 27.920,20 €, tendo sido igualmente atribuídas 125 bolsas de estudo aos restantes alunos que frequentam o ensino superior, o que se traduziu num valor global de 115.426,52 €.

Ao longo dos últimos 12 anos letivos, esta medida representou um investimento médio de 820 € por candidato, no que respeita às bolsas atribuídas ao abrigo do protocolo instituído com IPCB, e um investimento médio de 923 € por aluno no que concerne às restantes situações e instituições de ensino superior. Nos últimos anos, a autarquia praticamente duplicou o valor das bolsas atribuídas, passando de valores médios que rodavam os 10 mil euros, para os quase 20 mil euros, de modo a abranger um maior número de alunos do concelho.

“O número de alunos candidatos às Bolsas de Estudo atribuídas pelo município tem aumentado significativamente nos últimos anos, o que nos deixa muito satisfeitos, já que isso significa que há cada vez mais jovens a apostar na melhoria das suas qualificações, através da frequência do ensino superior, e que as eventuais dificuldades económicas e sociais que possam sentir não são um entrave ao acesso ao ensino superior. Este é um cenário extremamente positivo para o concelho, já que significa que teremos jovens mais qualificados no futuro, que esperamos que aqui se possam fixar com as suas famílias e encontrar emprego, contribuindo assim para o desenvolvimento da região. Este é o objetivo do investimento que a Câmara Municipal tem feito nesta área e a que pretendemos dar continuidade nos próximos anos”, destacou o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.