Música tradicional portuguesa em destaque na Casa de Artes e Cultura do Tejo

No dia 6 de maio, a música portuguesa esteve mais uma vez em destaque na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, onde decorreu o XIII Encontro de Música Tradicional Portuguesa, um evento organizado pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão.

A iniciativa teve início com a atuação do Grupo de Músicas e Cantares da Várzea (Góis), criado em 1991 e dirigido pelo maestro Gabriel Matos, cujo repertório rico e variado integra canções da região de Coimbra, de onde provém, mas também de outras regiões de Portugal, devidamente acompanhado por cordofones tradicionais, a que se seguiu a atuação dos 9 Ritmos - Grupo de Cantares de Arrabal, um conjunto oriundo de Leiria que, desde 2010, se dedica à divulgação da música tradicional portuguesa das mais variadas regiões do país, de norte a sul, sem esquecer as ilhas.

Anfitrião do encontro, coube ao grupo Modas de Ródão, que há 18 anos se dedica à promoção e divulgação do repertório popular e tradicional de Ródão, sem fechar as portas a outras regiões, encerrar o evento.

Este foi um momento emotivo, que ficou marcado pela despedida de dois elementos deste grupo, Manuela Filipe e João Poejo, que, por motivos pessoais, deixaram de poder acompanhá-lo. Os homenageados foram agraciados pela presidente do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, Ana Marques, e pelo presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, que destacou a longa história e importância deste evento, que espera que possa continuar por muitos anos, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para que a sua realização fosse possível.

XIII Encontro Musica Tradicional 1
XIII Encontro Musica Tradicional 2