A Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão, acolheu na segunda-feira, 10 de julho, o lançamento do livro infantil “O Garoto sem Modos”, de Célia Teixeira, que aborda a questão da aceitação da diferença e dos valores de cooperação e solidariedade, os quais importa fomentar e passar às gerações vindouras.
Tendo como ponto de partida a máxima de que “entender a diferença é uma forma de ser maior”, a obra procura ensinar aos mais novos que é na diferença que reside o valor da vida e apela à adoção de condutas de humanismo e igualdade, através duma história lúdica e motivadora, que retrata a dificuldade de uma criança em adaptar-se à cidade e à escola, sentindo tranquilidade e compreensão em espaços naturais, onde elege como verdadeiro amigo uma ave chamada Abelharuco.
Presente na apresentação da obra, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, destacou que é “um privilégio associarmo-nos a este trabalho e apresentá-lo aqui em Vila Velha de Ródão” e lembrou que “apesar da evolução que se tem verificado, a temática da inclusão continua a ser pertinente e nunca é demais lembrar a importância de estar atento aos outros e apoiar aqueles que, por alguma razão, sentem mais dificuldades a integrarem-se plenamente na sociedade. Esse é um trabalho de deve ser feito logo a partir da infância, o que é também um dos méritos desta obra”.
Célia Teixeira justificou a escolha do local para o lançamento do livro com o facto de “Vila Velha de Ródão ser um dos municípios que tem revelado uma maior preocupação com a questão da inclusão” e agradeceu “a total abertura demonstraram desde a primeira hora em acolher este projeto”. A autora estendeu o agradecimento à jovem Joana Delgado pelo trabalho de ilustração da obra e exprimiu o desejo de que esta possa servir como inspiração para trabalhar as questões da aceitação da diferença e da solidariedade desde a infância, “para que as crianças percebam que somos todos diferentes, mas todos iguais”.
A sessão contou com a presença das crianças dos três aos cinco anos que frequentam as Oficinas de Verão do Município de Vila Velha de Ródão, que constituíram um público atento e muito participativo no acompanhamento das vivências de “O Garoto sem Modos”.