Autarquia de Vila Velha de Ródão com maior orçamento de sempre – 13 milhões e 300 mil euros

O Orçamento da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão para 2024, no valor de 13 milhões e 300 mil euros, foi aprovado por maioria, na Assembleia Municipal realizada no passado dia 22 de dezembro.

Luís Pereira, presidente do Município, esclarece que, “este é o maior orçamento até ao momento da autarquia de Vila Velha de Ródão, e representa um crescimento de 18% em relação ao orçamento do ano anterior. Contribuíram para este aumento as variações registadas nas rúbricas Receitas com Passivos Financeiros, Impostos Diretos, Transferências de Correntes e Venda de Bens e Serviços Corrente, com 100%, 35,28%, 15,53% e 10,21%, respetivamente”.

O orçamento para 2024 apresenta uma receita corrente de 9.005.000€ e uma receita de capital de 4.295.000 €, enquanto a despesa corrente se situa nos 8.180.900 € e a despesa de capital é de 5.119.100 €, destacando-se o aumento de 42% na despesa de capital, financiada em parte substancial por receita corrente e fazendo com que o ano de 2024 seja marcado por um volume de investimentos muito significativo.

De entre os principais investimentos previstos nas Grandes Opções do Plano, durante a apresentação do orçamento na Assembleia Municipal, Luís Pereira destacou a ampliação da Escola Básica de Vila Velha de Ródão, que representa um investimento no orçamento de 2024 de 1.280.000,00€, a construção do Centro Municipal Operacional de Proteção Civil de Vila Velha de Ródão, que representa um investimento em 2024 de 1.057.00,00€. A Requalificação Urbanística da Rua da Estrada é também um dos investimentos a destacar com uma verba afeta para 2024 de 720.000,00€.

Os investimentos nas freguesias do concelho são também significativos, destacando-se, entre outros, a Rua da Estação em Sarnadas de Ródão com um investimento previsto em 2024 de 280.000,00 €, o espaço exterior da Urbanização Rua do Barreiro também em Sarnadas de Ródão, com um investimento de 260.000,00€ e a reabilitação de imóveis na freguesia de Fratel, com um investimento de 130.000,00€.

Também inscrita no orçamento para 2024, com um valor de 635.650,00 € está a ampliação e requalificação do Parque habitacional social do concelho, a requalificação e ampliação do Posto da GNR com um investimento de 327.000,00€ e a Creche Municipal com um investimento de 651.400,00 €. De resto, uma das rúbricas que registou maior acréscimo foi a da educação, que registou um aumento na ordem de 42%, que em valor efetivo lhe correspondem 148.100€. Entre outros fatores, para o aumento desta rúbrica contribuiu a implementação de mais uma medida de apoio às famílias e que se traduz na assunção da despesa integral dos passes escolares, por parte do Município, aos alunos do concelho que se encontrem a frequentar o ensino secundário do concelho, uma medida que se prevê iniciar a 1 de janeiro de 2024, bem como pelo reforço de verbas para a prossecução do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, e o reforço efetuado ao nível das transferências para Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa relativo à concessão do serviço público de transporte de passageiros.

Propostos a votação, os documentos previsionais para o ano 2024 foram aprovados por maioria na última sessão do ano da Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão, com os votos a favor dos deputados dos PS e três votos contra dos deputados da coligação “Novo Rumo”.