No próximo dia 5 de novembro, às 11h05, realiza-se mais uma edição de “A Terra Treme”, um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.
“A Terra Treme” visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
O exercício compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. Tem apenas a duração de um minuto, durante o qual os participantes, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.
É objetivo de “A Terra Treme” sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
Mais informações sobre “A Terra Treme” podem ser encontradas no website dedicado à iniciativa (www.aterratreme.pt), no qual estão também disponíveis recursos de divulgação do exercício.