Com o objetivo de assegurar um maior controlo da sobrepopulação animal no concelho, o Município de Vila Velha de Ródão encontra-se a promover uma campanha de esterilização de animais errantes, de acordo com as boas práticas da atividade.
A iniciativa segue as recomendações da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, que privilegia a esterilização como forma de controlo da população de animais errantes, e tem sido aplicada em colónias de animais errantes no concelho, através do método CED - Capturar-Esterilizar-Devolver.
Como o nome indica, o CED é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem.
Assim, caso sejam avistadas gaiolas para captura de errantes felídeos, alertamos os munícipes para a importância de não interferirem no processo, uma vez que os animais serão recolhidos apenas para esterilização e, após esse ato, serão devolvidos aos locais de origem. Sempre que haja conhecimento da existência de colónias de animais errantes, apelamos igualmente a que estas sejam identificadas através do envio de comunicação escrita, via e-mail (geral@cm-vvrodao), para o Município de Vila Velha de Ródão.
O controlo de animais errantes através da esterilização é considerada uma medida de maior eficácia para o controlo da sobrepopulação animal, garantido a redução gradual das colónias de animais errantes e os incómodos associados, assegurando a manutenção da saúde pública.