O Município de Vila Velha de Ródão voltou a associar-se a mais edição da Hora do Planeta, um evento promovido pela organização global de conservação de natureza ANP/WWF. No dia 23 de março, entre as 20h30 e as 21h30, a autarquia foi pioneira no nosso país ao desligar toda a iluminação pública do concelho, uma iniciativa só possível devido à parceria estabelecida com a empresa E-Redes.
“Este ano, procurámos ir um pouco mais além e, em vez de promover apenas o apagão de alguns dos principais edifícios e monumentos do concelho, quisemos ser pioneiros e desligar toda a iluminação pública. Para tal, contámos com o apoio indispensável da E-Redes e convidámos as principais empresas e a população em geral a juntarem-se a nós num gesto simbólico, mas que pretendemos que tenha um impacto mais profundo e sirva de exemplo sobre a forma como os pequenos contributos de cada um de nós podem fazer a diferença”, explicou o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
Assim, durante uma hora, também o Agrupamento de Escolas e as empresas Biotek, The Navigator Company, Paper Prime e Roclayer reduziram a iluminação exterior ao mínimo necessário para não colocar em causa a segurança das instalações, num gesto de responsabilidade social que quis demonstrar o seu compromisso para com a sustentabilidade e a redução da pegada ambiental.
Evento histórico da WWF, a Hora do Planeta surgiu há mais de 15 anos em Sidney, na Austrália, quando, numa tomada de posição contra as alterações climáticas, 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos. O que começou numa única cidade espalhou-se, entretanto, para mais de 187 países. A campanha deste ano da Hora do Planeta convidou a população a reduzir a pegada ecológica, através da adoção de alguns truques no nosso dia a dia, que os interessados podem encontrar na página de internet do evento (www.horadoplaneta.pt).