Nota de Pesar

O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, expressa profundo pesar e consternação pela morte do Mestre Manuel Cargaleiro, personalidade ímpar da cultura portuguesa que hoje nos deixou.

Natural do Chão das Servas, concelho de Vila Velha de Ródão, onde nasceu em 1927, apesar de ter vivido grande parte da sua vida em Paris, nunca esqueceu as raízes beirãs, sempre presentes na sua obra e na ligação à terra natal.

Pintor, ceramista, e escultor, o Mestre Manuel Cargaleiro distinguiu-se não só pela singularidade, riqueza e relevo da sua obra, com que alcançou reconhecimento nacional e internacional, mas também pela sua generosidade e humildade, que marcaram todos aqueles que com ele contactaram.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão deixa uma palavra de solidariedade e conforto à esposa do Mestre Cargaleiro, Isabel Brito da Mana, e estende as condolências à restante família e amigos.

Em homenagem ao Mestre Manuel Cargaleiro, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão declarou hoje que a autarquia vai decretar três dias de luto municipal, que se inicia esta segunda-feira, dia 1 de julho.